Guillaume Faury, CEO da Airbus, declarou nesta quinta-feira (16), durante a divulgação do resultado anual da fabricante, que o lançamento de uma nova variante do A220 com fuselagem alongada é um “questão de quando e não se”.
O executivo, que chamou a versão de A220-500, relatou que o projeto não é uma prioridade para a Airbus no curto prazo, embora o mercado tenha um “apetite muito forte” pelo produto.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Como explicou Faury, a fabricante está considerando para a nova variante do A220 “diferentes opções de arquiteturas e similaridades” com os modelos -100 e -300 disponíveis. “Ainda não congelamos como seria (o projeto do A220-500)”, disse o CEO da Airbus.
Em setembro do ano passado, o executivo afirmou que o A220-500 era pensado para acomodar entre 150 e 170 passageiros. Faury, porém, não comentou sobre o desempenho pretendido para a aeronave, que pode ter uma capacidade semelhante a do A319neo.
Projetado originalmente pela canadense Bombardier e lançado com o nome CSeries, o programa foi assumido pela Airbus em 2020. Renomeado como A220, a aeronave rapidamente se tornou um sucesso de vendas sob a direção do grupo europeu, que até o momento registrou cerca de 800 pedidos pelas duas opções do jato.
No entanto, o programa segue trazendo prejuízos à fabricante, que está empenhada em aprimorar a eficiência de produção do jato e em oferecer uma performance melhor.