O A320 original perdeu o posto de aeronave mais vendida da Airbus em sua história. O novo jato de maior sucesso da fabricante de aviões europeia passou a ser o A321neo.
De acordo com os dados de encomendas e entregas de junho da Airbus, o A321neo possui agora 5.163 aeronaves com pedidos firmes, 400 a mais que o A320ceo, o primeiro jato de corredor único da empresa.
Em maio, o A321neo tinha 4.675 encomendas, ou seja, somou nada menos que 488 aviões a mais no mês passado. Desses, 375 jatos foram encomendados pela IndiGo, companhia aérea indiana que fechou o maior pedido firme de aeronaves de um corredor durante o Paris Air Show.
Houve ainda 25 pedidos feitos pela mexicana Volaris, além de acordos menores, incluindo 12 aeronaves de clientes não identificados.
O marco não chega a surpreender diante da performance entregue pelo A321neo, que conta com duas versões bastante atraentes para as companhias aéreas, a A321LR, já em serviço, e o aguardado A321XLR, que deve entrar em operação em 2024.
Alcance imbatível
Capaz de transportar até 244 passageiros, o A321neo também oferece um alcance inigualável. Se o A321ceo voava apenas 2.400 milhas náuticas (que subiu para 3.200 nm posteriormente), o A321LR pode percorrer até 4.000 milhas náuticas ou mais.
Mas é o A321XLR que promete mudar o panorama das viagens aéreas transcontinentais, graças à autonomia de 4.700 milhas náuticas, suficiente para ligar destinos que hoje só comportam o uso dos caros widebodies.
A maior prova do acerto da Airbus com o A321neo está na proporção de encomendas em relação ao bem sucedido A321ceo. A nova geração vendeu até aqui quase duas vezes mais que sua antecessora.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Já o A320neo está 450 aeronaves atrás do A320ceo que, somados, ainda dominam as vendas de aviões corredor único da Airbus com 9.076 unidades.
O A321 está bem atrás, com 6.104 jatos, mas não há muita dúvida que essa marca também será superada no futuro.