O A321neo virou o queridinho de muitas companhias aéreas no mundo a ponto de ser o jato da Airbus com o maior número de encomendas de sua história.
Razões para o sucesso não faltam: ele possui uma enorme capacidade de transporte de até 244 passageiros e o mais importante, preservando um alcance enorme.
Em outras palavras, é possível substituir os pesadões wideobodies com um custo operacional bem menor. Não é por menos que duas gigantes acabam de receber seus primeiros aviões do tipo.
A LATAM trouxe para o Brasil seu primeiro A321neo, de matrícula PS-LBB, em 30 de setembro. Após um período de adaptações na base de São Carlos (SP), a aeronave estreou seu voo comercial em 11 de outubro.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A rota foi entre Guarulhos e Porto Alegre enquanto no dia seguinte o A321neo voou da capital paulista para Fortaleza. Nesta sexta-feira (13), o Airbus fez seis pernas de voo, para Aracaju, Porto Alegre e Rio de Janeiro, mostrando sua grande versatilidade.
A LATAM deve receber outras aeronaves do tipo em breve e mais para frente também o A321XLR, versão capaz de voar até 8.400 km sem escalas.
Primeiro Airbus novo em mais de 20 anos
Também nesta semana, no dia 12 de ouubro para sermos exatos, a United Airlines celebrou a entrega do seu primeiro A321neo. A aeronave de matrícula N44501 é a primeira nova que a Airbus entrega para a companhia aérea dos EUA desde 2002.
O jato decolou na sexta-feira de Hamburgo, na Alemanha, e chegou a Houston neste sábado, após escalas na Islândia e em Cleveland (EUA). A United pretende utilizá-lo em rotas a partir de Chicago para destinos como Fort Lauderdale e Phoenix.
Atualmente, a transportadora possui 173 jatos da fabricante europeia, mas o mais novo deles entrou em serviço em 2007, um A319 originalmente encomendado pela China Southern Airlines.
A United Airlines tem compromissos de compra de 180 aeronaves do modelo, incluindo 50 A321XLR. O mais recente pedido foi anunciado na semana passada e incluiu 60 A321neo e mais 40 opções de compra.