Após a Iberia revelar os destinos de estreia do jato A321XLR, a companhia aérea Aer Lingus, também parte do Grupo IAG, anunciou em 4 de outubro que a aeronave da Airbus assumirá a rota entre Dublin e Nashville, nos EUA.
A transportadora irlandesa, que seria a cliente de lançamento do jato de fuselagem estreita de ultra longo alcance, receberá seis aeronaves, a primeira das quais está perto de ser concluída.
Os voos entre a capital da Irlanda e a “Cidade da Música”, localizada no Tennnessee, começarão em 12 de abril de 2025 e serão realizados quatro vezes por semana.
“Estamos entusiasmados em adicionar Nashville à nossa crescente rede norte-americana, oferecendo aos clientes irlandeses acesso direto a uma das cidades mais emocionantes e culturalmente ricas dos Estados Unidos”, disse Susanne Carberry, diretora de atendimento ao cliente da Aer Lingus.
Alcance de até 8.700 km
Após encomendar 14 A321XLR em 2019, logo após seu lançamento, o Grupo IAG escolheu a Aer Lingus como sua primeira operadora.
No entanto, meses atrás as discussões salariais com os pilotos da empresa acabaram em um impasse e o IAG repassou para a Iberia o privilégio de estrear a aeronave.
Desenvolvido a partir do A321LR, o novo jato pode voar sem escalas por até 8.700 km.
Para conseguir esse desempenho, a Airbus instalou um novo tanque de combustível na porção traseira da fuselagem, além de reforçar outras estruturas e equipamentos.
O desenvolvimento acabou levando mais tempo até que a certificação de tipo fosse emitida pela EASA em julho.
Por enquanto apenas o A321XLR equipado com motores CFM Leap-1 estão aprovados pela autoridade de aviação civil da Europa.