O primeiro Airbus A350-900 da ITA Airways realizou seu voo inaugural nesta semana na sede da fabricante, em Toulouse, na França. A aeronave widebody de longo alcance será entregue à transportadora italiana em junho e iniciará serviço semanas depois em rotas entre Roma e cidades como Los Angeles, Buenos Aires, Tóquio e São Paulo (Guarulhos).
Ao contrário dos A330-900neo que a companhia aérea utilizará no futuro, todos os A350 são arrendados, a fim de suprir a lacuna deixada pela saída de serviço dos Boeing 777 que eram operados pela Alitalia, sua antecessora.
Com configuração de duas classes, o A350 da ITA terá capacidade para transportar 334 passageiros (33 na executiva e 301 na econômica).
O primeiro A350-900, de matrícula EI-IFB, foi fabricado em 2018 e deveria ter sido entregue para a Hong Kong Airlines.
A aeronave foi arrendada da Air Lease Corporation (ALC), junto a outros sete jatos do mesmo tipo – a ITA também fechou um contrato com a empresa ALAFCO, do Kuwait, para quatro outros A350.
“A introdução do Airbus A350 na frota da ITA Airways representa um importante passo para a sustentabilidade e está em linha com os objetivos do pacote internacional ‘Fit for 55’, cujos objetivos são partilhados pela ITA Airways”, disse a companhia aérea.
Belíssimo, quem foi o piloto?
Que orgulho
Beijos