A companhia Air France revelou hoje (4) que equipes de sua divisão de cargas transportaram, em 23 de março, o sarcófago do faraó egípcio Ramsés II. Descarregado no aeroporto Paris-Charles de Gaulle, o artefato histórico de valor imensurável viajou de Cairo, no Egito, para a capital francesa Paris, a bordo de um voo regular operado pelo Airbus A350 “Biscarosse”.
O sarcófago que tem mais de 3.000 anos foi deslocado até Paris para participar da exposição “Ramsés e o ouro dos faraós”, que abre no próximo dia 7 de abril, no Grande Halle de la Villette. Está é a segunda vez que tumba de Ramsés II viaja a França. A primeira foi há 45 anos.
Embora a exposição de artefatos e arte egípcia estar programada ocorrer em várias outras cidades ao redor do mundo, a exibição do sarcófago de Ramsés II será exclusiva da mostra em Paris.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A Air France Cargo forneceu toda a sua experiência para lidar com esta extraordinária remessa. Nossos colegas trabalharam com especialistas egípcios e franceses para definir e garantir as condições ideais de transporte em cada etapa da jornada, de acordo com as medidas de conservação mais próximas possíveis das do Cairo”, informou a Air France.
O transporte aéreo de obras de arte é um trabalho que a Air France presta desde a sua fundação, há quase 90 anos. A companhia francesa é uma das poucas no mercado que possuem equipes especializadas no manejo de objetos frágeis e preciosos, desde a paletização até o desembarque.
Nos últimos anos, as aeronaves da Air France transportaram obras de Pablo Picasso, uma coleção de joias do joalheiro Chaumet, o manuscrito original do Pequeno Príncipe de St. Exupéry, o fóssil de um Tyrannosauros Rex, entre outros.
“Esta parte da atividade do grupo ilustra o papel do transporte aéreo na criação de laços únicos entre pessoas e culturas, neste caso transportando as mais belas obras de arte do mundo para diferentes locais do mundo para o maior número de pessoas possível admirar”, concluiu a empresa.