O A350F, primeiro cargueiro puro desenvolvido pela Airbus (sem contar o Beluga), teve sua capacidade de transporte de carga paga ampliada em duas toneladas, anunciou a empresa nesta quarta-feira (14), durante celebração dos 10 anos do voo inaugural do widebody.
A aeronave, prevista para entrar em serviço em 2026, poderá transportar 111 toneladas em vez de 109 toneladas, como divulgado inicialmente. Segundo a empresa, a nova capacidade foi possível após a evolução do projeto.
O novo patamar aproxima o A350F do seu futuro rival, o Boeing 777-8F. A aeronave da nova série 777X poderá transportar 112 toneladas embora a fabricante dos EUA considere que o jato possa receber uma carga estrutural máxima de 118 toneladas.
Os dois widebodies serão protagonistas no mercado de carga aérea de longa distância a partir de 2027 quando a legislação ambiental encerrar a produção de aeronaves como o 777F e o 767F.
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A empresa também revelou que o jato cargueiro terá uma porta de carga com 4,44 m de largura, bem maior que a do 777F e também de conversões de jatos 777 de passageiros para carga.
Até o momento, a Airbus informa possui 39 pedidos firmes do A350F.