O Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro, recebeu nessa segunda-feira (22) o primeiro voo comercial de um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. A aeronave, operada pela companhia Air France, chegou ao Rio às 20h05 e foi recebida pelo tradicional jato d’água de caminhões de bombeiro.
O voo do A380 até o RJ foi programado em razão das Olimpíadas. A aeronave retornou a Paris na madrugada desta terça-feira (23), com passageiros e os últimos atletas olímpicos franceses que ainda estavam no Brasil.
Com a estreia do A380 no Rio de Janeiro, o Galeão ingressou na lista dos 230 aeroportos no mundo e quarto na América Latina que podem receber o gigante da Airbus. No Brasil, o outro terminal habilitado para receber a aeronave é o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
O RIOgaleão oferece três posições de estacionamento que permitem a programação de futuras operações do A380. Apesar de toda a preparação, tanto no RJ como em SP, até o momento nenhuma companhia aérea que opera a maior aeronave da Airbus manifestou a intenção de enviar voos regulares para o Brasil utilizando esse aparelho.
Esse foi o segundo voo comercial de um A380 com destino ao Brasil. No ano passado, um modelo da empresa Emirates Airlines pousou em São Paulo. Na ocasião, a aeronave celebrou os oito anos de atuação da companhia aérea de Dubai no mercado brasileiro.
Segundo a Airbus, o A380 pode acomodar em média 544 passageiros em rotas de até 8.200 milhas (13.120 km). Desde sua introdução no mercado em 2007, a fabricante europeia estima que mais de 130 milhões de passageiros já voaram a bordo no aparelho.
Ola Thiago,
O seu texto nao esta correto.
A Emirates iniciou operacoes a GRU em 1/10/2007, portanto ha 8 anos antes do voo unico do A380, e nao ha 10 anos.
Gosto de sua pagina, essencial.
Keep up the good work
Oi Thiago, sou piloto privado e gostaria que nos tentássemos abrir a importação de aviões de pequeno porte pro Brasil( isentos de impostos ja que não temos fabricação nacional) , que e tao grande e precisa da aviação , mas a anac e tao devagar….
vamos tentar esse feito?
Daniel Bork.
Apesar do texto falar em estreia, na verdade, é um voo de exceção. Não haverá uma linha operando o mesmo.