Um acidente incomum entre um Cessna 172 e um Piper PA-46 (Malibu Mirage) está sendo investigado pela agência de segurança de tráfego dos Estados Unidos. O relatório preliminar aponta que os dois monomotores tentaram pousar na mesma pista de um aeroporto ao norte de Las Vegas e colidiram ainda no ar.
O PA-46, de propriedade da Gold Aero Aviation, era utilizado em um voo particular, enquanto o Cessna fazia um voo de formação para pilotos. Todos os quatro integrantes das aeronaves, dois em cada uma delas, morreram no acidente ocorrido em julho.
Segundo o relatório preliminar, as duas aeronaves se aproximavam para pousar no aeroporto por volta do meio-dia. O Piper foi instruído a manobrar pela esquerda e aterrissar na pista 30L (esquerda). Já o Cessna fez a rota pela direita para usar a pista 30R (direita).
Instantes antes do acidente, a torre do aeroporto liberou o Piper para aterrar na pista esquerda. Logo em seguida, o controlador tenta confirmar se a mensagem foi entendida: “Acho que posso ter dito direita. Três zero esquerda, sete-charlie-x-ray (7CX), três zero esquerda”, ele repete.
Segundos depois o piloto do Piper confirma a informação: “Afirmativo, três zero esquerda, foi isso que ouvi”. Foi a última transmissão. Os dois monomotores colidiram a cerca de 400 metros da cabeceira da pista.
Com a colisão no ar, o Piper foi jogado ao chão à direita da pista 30R. O Cessna foi parar em um lago de contenção. Ainda não há definição de quando a investigação será concluída.