Um helicóptero pesado UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil, sofreu um grave acidente na segunda-feira, 8 de agosto, enquanto participava de exercícios militares na região de Formosa, no estado de Goiás.
Dos 14 militares a bordo, dois faleceram, o Sargento Luís Fernando Tavares Augusto, que servia no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e o Sargento Renan Guedes Moura, lotado na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador.
Segundo a Marinha, a aeronave realizava um exercício do tipo “Fast Rope”, técnica para desembarque rápido da tropa em ambiente adverso. A força, no entanto, não explicou as circunstâncias do acidente com o Super Cougar nem divulgou imagens do ocorrido.
A Marinha do Brasil informou que “foi instaurada uma Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico para apurar as circunstâncias do acidente” e que “um Relatório Preliminar com informações como histórico da ocorrência, laudos e pareceres técnicos deverá ser concluído no prazo de 180 dias”.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O helicóptero UH-15 Super Cougar envolvido no acidente tem o registro N-7106 e foi montado no Brasil pela Helibras. Trata-se de um modelo H225M da Airbus Helicopters e usado em emprego geral na Marinha brasileira.
A aeronave tinha cerca de 10 anos de idade e é parte do programa H-XBR, uma encomenda conjunta de helicópteros feita pela Marinha, Força Aérea e Exército.
Em semanas as FFAA perderam 2 caças F5 e esse Cougar…..sinal de alerta