Um acidente grave de circunstâncias intrigantes ocorreu no final da manhã de segunda-feira, 2, com um jato Embraer Phenom 300 no Aeroporto de Provo, uma pequena cidade próxima a Salt Lake City, nos EUA.
A aeronave, de matrícula N555NR, realizava a decolagem com destino ao Aeroporto de Chino, na Califórnia, por volta de 11h35 (horário local), quando caiu a poucos metros do solo.
As asas, motores e a cauda do jato executivo se desconectaram da fuselagem, que se partiu. Dos quatro ocupantes, apenas o piloto e dono da aeronave faleceu. Um dos sobreviventes teve ferimentos graves enquanto os demais estão fora de perigo, incluindo a esposa do piloto, segundo relatos da mídia local.
No momento do acidente, o aeroporto estava coberto por neve, o que pode indicar alguma influência no ocorrido. O NTSB e a FAA investigam o caso, mas não apontaram nenhuma informação em seus respectivos sites.
Os sites de rastreamento ADS-B retiraram os registros de voo do jato, mas uma imagem compartilhada numa rede social mostra a sequência de velocidade e altitude da aeronave até a queda. O último registro indica uma velocidade de 137 nós (253 km/h) e uma altitude de 4.625 pés, ou cerca de 128 pés acima do nível da pista (cerca de 40 metros), embora o diretor do aeroporto tenha citado uma altura de apenas 10 pés (3 metros).
Testemunhas relataram que a aeronave teria rolado e batido no solo, quando as asas e cauda se separaram. O Aeroporto de Provo permanecia fechado nesta quarta-feira, para recuperação do sistema de iluminação da pista 13-31, onde ocorreu o acidente.
O Phenom 300 N555NR foi fabricado pela Embraer em 2015 e tem o número de série 505-00327. Este foi o segundo acidente com o bem sucedido modelo executivo brasileiro em menos de uma semana.
Em 28 de dezembro, o Phenom 300 de registro N16DF ultrapassou os limites da pista do Aeroporto Hawthorne, em Los Angeles, após o pouso. Nenhum dos sete ocupantes se feriu. Chovia no momento do acidente.
Acidentes a princípio são eventos imponderaveis.
Pesquisa posterior sempre mostram causas que explicam o ocorrido. Peço que Doutos Amigos opinem com propriedade sobre possíveis causas do acidente com esse jatinho.
Será baixa velocidade que não vdeu sustentáculo ao peso do avião. Falha mecânica. … ?!?..
Boa tarde.
Tudo leva a crer, que a neve teve alguma influência na queda, mas aguardaremos a investigações.