A startup americada Aerion ainda está distante de materializar o AS2, seu jato executivo supersônico, mas acaba de dar um passo além com a apresentação do AS3, uma aeronave mais veloz e voltada para a aviação comercial.
Ainda sem revelar todos os detalhes do novo modelo, a Aerion afirma que o supersônico será capaz de voar acima de Mach 4 e em distâncias de até 13.000 km.
Segundo a empresa, é um alcance suficiente para voar entre Los Angeles e Tóquio em menos de 3 horas – atuamente, os jatos subsônicos levam cerca de 11 horas para cobrir esse trajeto.
O AS3 terá menos capacidade que o Overture, o supersônico comercial da também norte-americana Boom. Ele poderá transportar até 50 passageiros contra 88 do rival, mas numa velocidade pelo menos duas vezes maior.
The extraordinary is possible. Change the way you see our world with the 3000mph AS3 commercial airliner. pic.twitter.com/ZYilVHsapR
— Aerion Supersonic (@AerionCorp) March 29, 2021
A única imagem divulgada do supersônico indica se tratar de um jato quadrimotor com asa em delta e estabilizadores verticais duplos. Como referência, o AS2 possui três motores e estabilizadores horizontais na cauda e pode voar a “apenas” Mach 1.15.
“Na Aerion, nossa visão é construir um futuro onde a humanidade possa viajar entre quaisquer dois pontos em nosso planeta em três horas. O voo supersônico é o ponto de partida, mas é apenas isso – o começo. Para revolucionar verdadeiramente a mobilidade global como a conhecemos hoje, devemos ultrapassar os limites do que é possível”, afirmou o CEO da Aerion, Tom Vice.
A Aerion promete mostrar mais detalhes do AS3 até o final de 2021. Enquanto isso, a empresa, que conta com parceiros como a Boeing e a GE, foca no desenvolvimento do jato executivo AS2, cuja produção deve ser iniciada em 2023 numa nova fábrica no estado da Flórida.
Deu ruim Black Bird, seu recorde de aceleração até mach 3 está a pouco tempo de ser quebrado!!!! ??? Parabéns pra galera da engenharia aérea