A fabricante indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) revelou nesta segunda-feira (13), na abertura da feira Aero India 2023, um modelo em escala reduzida do HFLT-42. Trata-se de um projeto de jato supersônico proposto para atuar como avião de treinamento avançado e ataque leve, como anunciou a HAL.
A aeronave é descrita pelo fabricante como o “Treinador Supersônico de Próxima Geração”, concebido para preparar tripulações de caças de quarta e quinta geração. Apesar da função primordial de treinamento, o jato monomotor indiano é sugerido com um lista de itens de última geração, como radar AESA e controles de voo computadorizados (fly-by-wire). O avião ainda é projetado com 11 cabides de armamentos, incluindo suportes para mísseis BVR (além do alcance visual).
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A HAL, porém, embora exorte a capacidade supersônica do projeto, ainda não divulgou detalhes sobre o desempenho do HFLT-42. Por ora, a empresa revelou somente as dimensões do jato, que tem 16 metros de comprimento por 9 m de envergadura de asas e peso máximo de decolagem de 16.500 kg. A fabricante não estipulou datas sobre a apresentação ou previsão sobre o primeiro voo do aeronave.
De acordo com o The India Express, o projeto do HFLT-42 está em andamento desde 2017 e todo desenvolvimento da aeronave é de autoria da HAL. “Este será o principal avião de treinamento da década de 2030 para futuras aeronaves (das força armadas da Índia)”, disse o porta-voz da fabricante ao jornal local.
Outra publicação da Índia, o News18 apontou que o projeto de treinador avançado da HAL é uma necessidade imediata no país. Atualmente, os pilotos de caça da Força Aérea Indiana são habilitados em jatos Hawk 132 da BAE Systems e antigos caças bipostos MiG-21, ambos considerados obsoletos para a função.