A Aeroflot anunciou na terça-feira, 7, que aprovou a emissão de 5,42 bilhões de ações a fim de levantar cerca de US$ 3 bilhões (R$ 14,7 bilhões) destinados a sanear suas contas e também investir em um plano de renovação de sua frota de curto alcance.
De acordo com a imprensa russa, a companhia aérea estatal planeja encomendar 300 aeronaves comerciais da United Aircraft Corporation, sobretudo do MC-21, mais avançado jato comercial do país, com capacidade para pouco mais de 200 passageiros, mas que ainda não foi certificado na versão com motores locais, a MC-21-310.
O pedido também incluirá o SSJ100, um jato regional de 100 assentos que terá uma nova variante em produção, e até mesmo o obsoleto Tu-214, um modelo de corredor único desenvolvido ainda durante a União Soviética.
A estratégia agrada ao governo de Vladimir Putin por ajudar a indústria aeroespacial do país ao mesmo tempo em que pode resolver a médio prazo os problemas causados pelo embargo de componentes do Ocidente.
Atualmente, o grupo Aeroflot possui 120 jatos da família Airbus A320 e 91 Boeing 737, além de 76 SSJ100 da primeira geração, que utilizam turbofans e aviônicos produzidos por fabricantes estrangeiros.
Enquanto a UAC não certifica os SSJ100 e MC-21 com equipamentos locais, a Rússia autorizou empresas do país a copiar partes ocidentais para manter as aeronaves em voo.
É engraçado como parece ser uma coisa tão espetacular! hahahaha… A Cia estatal, recebe dinheiro do Estado (fácil, não??), Anuncia que vai COMPRAR 300 jatos!! Que grande Cia!! Aí a fabricante também estatal, diz que fechou contrato para 300 JATOS, com essa Cia estatal!! Que espetacular!! Que maravilha!! HHAHAHA!!
Que serão entregues, quem sabe, daqui a 20 anos!!