A Aerolíneas Argentinas anunciou nesta quarta-feira (11) que acrescentará à sua frota 12 jatos E195-E2, da Embraer. Segundo a companhia aérea, os novos jatos substituirão os E190 de primeira geração.
O acordo com a fabricante brasileira prevê entregas começando em 2024 e se estendendo até 2026, mas ainda não havia sido confirmado diretamente pela empresa até a publicação deste artigo.
“Com este acordo conseguimos modernizar a nossa frota, aumentar a produtividade e reduzir o custo por assento. Ter um parceiro como a Embraer que nos apoia e nos acompanha neste caminho de crescimento é um impulso muito importante”, explicou Pablo Ceriani, presidente da Aerolíneas Argentinas.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os E195-E2 da Aerolíneas serão configurados com 136 assentos, 40 a mais que os E190, além de consumirem 13,8% a menos combustível.
“Estamos muito satisfeitos que a Aerolíneas tenha escolhido o E195-E2 como substituto do E190-E1. O E2 é reconhecido como a aeronave de corredor único mais silenciosa e com maior eficiência de combustível disponível, de manutenção mais barata e com o menor custo de viagem no segmento de fuselagem estreita, com custos de assento semelhantes aos das aeronaves de fuselagem estreita maiores”, disse Martyn Holmes, diretor comercial da Embraer, segundo a Aerolíneas.
Jatos comprados pela Austral
A empresa aérea argentina possui uma frota de 26 jatos E190 relativamente novos, com média de idade de 12,2 anos, segundo o Planespotters. Eles foram adquiridos pela subsidiária Austral e repassados à matriz após a fusão entre as duas empresas.
As aeronaves chegaram a ser consideradas para desativação, mas a atual gestão decidiu mantê-las em serviço.
A companhia aérea estatal também acaba de receber seu 10º Airbus A330-200 e mais um Boeing 737 MAX 8, atigindo uma frota com 84 aeronaves.
A escolha do E195-E2 já vinha sendo discutida há vários meses pela cúpula da Aerolíneas, que também pretende incorporar widebodies A330-900neo num futuro breve.