A Aerolíneas Argentinas oficializou o interesse por modernizar sua frota com jatos Embraer E195-E2. A empresa aérea estatal emitiu uma Solicitação de Propostas (RFP em inglês) para que interessados em fornecer as aeronaves por meio de leasing ou venda.
Os requerimentos preveem a entrega de dois E195-E2 já em 2024, outros cinco em 2025 e os cinco finais em 2026. A transportadora, no entanto, está aberta a um cronograma alternativo.
O E195-E2 é cogitado pela Aerolíneas há algum tempo, juntamente com widebodies A330neo e mais unidades do Boeing 737 MAX.
Em novembro de 2022, Pablo Ceriani, CEO da companhia aérea, afirmou que a empresa pensava no Airbus A220 e no E195-E2, mas que considerava o avião da Embraer uma transição mais fácil para os pilotos dos E190 de primeira geração.
A Aerolíneas Argentinas possui hoje uma frota de 26 E190, herdados da Austral, que foi incorporada em 2020.
A gestão anterior, indicada pelo governo Mauricio Macri, chegou a cogitar retirar os E190 de serviço, mas seu sucessor, Alberto Fernández, mudou os planos e manteve as aeronaves.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em fevereiro, Ceriani revelou que os jatos da Embraer poderão ser configurados com 136 assentos, mesma capacidade dos E195-E2 da Azul.
Caso confirme um contrato pelos aviões, a Aerolíneas será a terceira operadora da família E2 no continente americano – além da Azul, também a canadense Porter Airlines é cliente do modelo.
vai arrumar dolares onde?
de graça até eu compro. nesse país não tem uma viva alma que param esses sangue-sugas ?
começou as negociações milionárias entre os dois presidentes. quem leva a comissão? país quebrado querendo comprar aviões zero km. provavelmente BNDES vai financiar e eles não vão pagar. #fazueleai
Sem dúvida, que é um bom negócio para a Embraer, desde que ela seja efetivamente paga com recursos que não seja dinheiro a fundo perdido, advindo dos contribuintes brasileiros.