A companhia Aerolíneas Argentinas está prestes a receber dois jatos cargueiros Boeing 737-800BCF. Conforme anunciado pela empresa estatal no ano passado, as aeronaves chegam para reativar a divisão de carga da transportadora após um hiato de 16 anos fora desse segmento.
Os dois aviões, alugados pela empresa de leasing Macquarie AirFinance, já estão em nome da companhia e identificados com os registros argentinos LV-CTC e LV-KHQ. Ambos os jatos foram fabricados e entregues pela Boeing em 2001 e tiveram uma longa carreira em voos de passageiros antes de serem convertidos para transportar cargas.
O modelo LV-KHQ, inclusive, é um velho conhecido da aviação brasileira. O primeiro operador da aeronave foi a extinta Varig, que utilizou o aparelho com o registro PP-VSA de 2001 a 2006, quando a empresa encerrou as atividades. Após passar um ano nos EUA, esse mesmo 737-800 voltou ao Brasil para voar com a Gol Linhas Aéreas entre 2007 e 2015, com a identificação PR-GIP. Posteriormente, o jato voou com as empresas italianas Meridiana, Air Italy e Neos até ser convertido em cargueiro pela Boeing no fim de 2021.
O LV-CTC, por sua vez, fará sua segunda passagem pela frota da Aerolíneas Argentina, embora com uma nova função. A companhia operou o modelo com o mesmo registro entre 2011 e 2021. A conversão em cargueiro foi realizada em 2022.
Se viene un 2023 con novedades en nuestra flota. ✈️ Vamos a incorporar dos cargueros B737-800 destinados a llevar productos argentinos y de la región. 💪🏼 pic.twitter.com/KRXesV7y2r
— Aerolíneas Argentinas (@Aerolineas_AR) December 30, 2022
Baseado na série NG do 737 (versão que antecedeu o 737 MAX), o 737-800BCF tem capacidade para transportar 22 toneladas de carga. No Brasil, o cargueiro convertido pela Boeing vem sendo muito utilizado pela Gol, que opera os jatos em parceria com o Mercado Livre.