Aeromexico trocará seus Embraer E190 por jatos Boeing 737 MAX

Companhia aérea pretende voltar à Bolsa de Nova York e para isso revelou um plano de renovação de frota à medida que recebe novas aeronaves 737-8 e 737-9
Um E190 da Aeromexico Connect
Um E190 da Aeromexico Connect (Aeroprints)

A Aeromexico vai substituir seus jatos regionais Embraer E190 pelo Boeing 737 MAX, revelou a companhia aérea em um documento enviado à Bolsa de Valores de Nova York.

A maior empresa aérea do México deixou de ter as ações negociadas no mercado financeiro após pedir concordata em 2022.

Em seu pleito às autoridades dos EUA, a Aeromexico afirmou que planeja retirar os E190 de sua subsidiária Connect dos voos a partir da Cidade do México.

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A comparação de custo entre o E190 e o 737 MAX 9
A comparação de custo entre o E190 e o 737 MAX 9

O plano é que jatos 737 MAX 8 e MAX 9 assumam a malha aérea hoje atendida pela aeronave da Embraer, que tem 99 assentos.

Segundo a Aeromexico, a substituição irá ampliar a oferta de assentos em até 83% (181 assentos no 737-9), além de reduzir o chamado CASK, o custo do assento-quilômetro disponível em 29%.

O 737 MAX 9 também oferece 34 assentos premium contra apenas 11 do E190, explicou a empresa.

“À medida que a demanda continua a se recuperar e a superar os níveis pré-pandêmicos, pretendemos utilizar ainda mais nossas aeronaves Boeing 737 MAX altamente eficientes no lugar das aeronaves E190, o que aumentará nossa frota e reduzirá ainda mais nosso CASK”, diz a Aeromexico.

Boeing 737 MAX da Aeromexico
Boeing 737 MAX da Aeromexico

Primeiros E-Jets chegaram em 2007

Atualmente, a empresa aérea tem uma frota de 144 aeronaves, incluindo 20 wide-bodies Boeing 787, 34 737-800, 34 737 MAX 8 e 19 737 MAX 9, além de 37 E190 lotados na Connect.

A frota do jato regional, no entanto, tem sido reduzida. Dos 47 E190 ativos em 2021 dez deles foram retirados de serviço desde então.

A frota da Aeromexico em março de 2024
A frota da Aeromexico em março de 2024

A despeito disso, a Aeromexico afirma que poderá deslocar a frota regional para operar a partir de Monterey e Guadalajara.

A Aeromexico recebeu os primeiros E190 da Embraer em 2007 e também chegou a voar com as variantes E170 e E175, já aposentadas.

Em 2019, pouco antes da pandemia, a transportadora estudava substituir sua frota de jatos regionais pelos modelos E2 e Airbus A220, mas o plano não seguiu em frente.

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  1. Não é a toa que um Embraer maior que ERJ190 vive nos sonhos muita gente.

    Mas sinceramente, trocar um Embraer por esse poço de problemas que é essa geração Max. É que muito dos Boings são feitos no México.

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