Anunciada no ano passado, a fábrica da Aeromot no município de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), deve iniciar as atividades a partir de 2024, de acordo com o presidente da empresa, Guilherme Cunha.
“Esta unidade irá tornar o Rio Grande do Sul referência no Brasil, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o Estado e para Guaíba”, disse Cunha, em reunião com o governador do Rio de Grande do Sul, Eduardo Leite, na segunda-feira (3).
Em junho de 2022, o governo do RS, ainda na administração de Ranolfo, assinou um protocolo de intenções com a Aeromot para a construção de um centro de montagem de aviões próximo a capital gaúcha. Segundo a empresa, a unidade industrial está orçada em R$ 300 milhões. A fábrica será erguida no Guaíba numa área de 250 hectares, que foi cedida pelo Estado.
“Este é um projeto estratégico para o Estado. As reuniões anteriores foram conduzidas pelo governador Ranolfo. Então, eu fiz questão de convidar a Aeromot para me inteirar de todos os detalhes”, disse o governador. “Estamos à disposição. Queremos garantir que tudo saia perfeitamente. A empresa pode contar com o nosso apoio.”
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo o presidente da Aeromot, as obras da fábrica devem começar no início de 2024 e terminar no mesmo ano, a tempo de concluir a primeira aeronave no local. Conforme apurou o AIRWAY, o avião que a empresa planeja produzir no Guaíba é o bimotor DA62 da Diamont Aircraft, marca austríaca que é representada no Brasil pelo grupo gaúcho.
Empresa mais antiga que a Embraer
Fundada em 1967 (dois anos antes da Embraer), a Aeromot Aeronaves e Motores, sediada em Porto Alegre (RS), é um grupo empresarial brasileiro especializado em serviços aeronáuticos. No passado, a empresa também atuou como fabricante de aviões, com destaque para o motoplanador AMT-100 Ximango e o monomotor de instrução AMT-600 Guri.
Atualmente, os principais negócios da Aeromot são serviços de manutenção aeronáutica, desenvolvimento de projetos de integração de sistemas e fabricação de peças. A empresa também é o representante exclusivo da fabricante austríaca Diamond Aircraft no mercado brasileiro.
Por deter capacidades e competências de grande interesse estratégico do país, a Aeromot está listada como uma empresa estratégica pelo Ministério da Defesa do Brasil.
Comentar o que? 6 linhas de manchete???