A brasileira Aeromot Aeronaves e Motores fechou um acordo com a Textron Aviation na segunda-feira, 31, para desenvolver uma porta de salto e lançamento de carga para aeronaves Cessna Caravan que poderá ser aberta em voo.
A parceria prevê que a empresa dos EUA fornecerá dados técnicos e de engenharia, para que a Aeromot desenvolva um Certificado de Tipo Suplementar (STC) a ser emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a Textron, a atualização da certificação deverá ser estendida à frota mundial do monomotor turboélice.
A porta de salto e lançamento de carga será oferecida como item opcional da Textron Aviation para novas aeronaves de produção, após ser certificada.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O Brasil abriga mais de 200 Cessna Caravans, desde proprietários de aviação geral e operadores comerciais até a Força Aérea Brasileira e várias organizações policiais estaduais”, disse Bob Gibbs, vice-presidente de Vendas de Missões Especiais da Textron Aviation. “A Textron Aviation dá as boas-vindas à oportunidade de trabalhar com a equipe de engenharia da Aeromot para desenvolver uma instalação de porta de salto/queda de carga que pode ser aberta no ar. Esta opção beneficiará os clientes da Cessna Caravan não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.”

A Aeromot foi fundada em 1967 no Rio Grande do Sul e que já produziu componentes para aeronaves e modelos como o motoplanador Ximango além de realizar manuntenção de vários tipos de aviões.
A fabricante é representante exclusiva da Diamond Aircraft, que fabrica os modelos monomotores DA20, DA40 e DA50 e os bimotores DA42 e DA62.
O Caravan é um dos turboélices utilitários mais populares no mundo e completa em 2025 os 40 anos de sua carreira comercial.