A startup Beta Technologies, dos Estados Unidos, alcançou um marco notável para a aviação elétrica nesta semana. O demonstrador de tecnologia da empresa, o Alia concluiu uma viagem de oito etapas por seis estados do país, percorrendo um total de 2.257 km.
O modelo de testes partiu de Plattsburgh, no estado de Nova York, em 23 de maio, executando oito paradas para recarregar as baterias, e pousou em Bentonville, no Arkansas, na última segunda-feira (30/5). De acordo com a Beta, a aeronave permaneceu no ar por 11 horas e 44 minutos.
O teste também serviu para avaliar as estações de carregamento da Beta, que levou o equipamento em quatro paradas da missão. A empresa informou que o custo de cada recarga elétrica do Alia, o suficiente para um voo de 256 km, custou cerca de US$ 19. Como comparação, a startup mencionou que o Cessna Caravan que acompanhou o demonstrador consumia cerca de US$ 800 em cada perna da viagem.
Engenheira de testes de voo da Beta, Emma Davis, disse que a viagem com o demonstrador foi “um grande passo à frente, mostrando que é um futuro viável ter uma aeronave elétrica que pode viajar longas distâncias, não apenas saltos curtos”.
A aeronave da Beta é projetada para ser um eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical), embora o modelo demonstrador esteja configurado como um CTOL (aeronave de pouso e decolagem convencional). Um segundo protótipo do Alia construído pela empresa já tem o formato final previsto no projeto, mas ele ainda não decolou.
O Alia é fabricado com uma fuselagem de fibra de carbono e versão final será movida por cinco motores elétricos, sendo quatro para sustentação e um para impulsão. De acordo com a Beta, o eVTOL com peso máximo de 3.175 kg poderá voar a velocidade de cruzeiro de 280 km/h e terá alcance de voo na faixa dos 465 km. A certificação do aparelho é esperada para 2024.
Depois de concluir a certificação do modelo de passageiros, a Beta informou que pretende desenvolver uma variante de carga. Essa opção, inclusive, já foi recebeu pedidos da UPS, gigante no ramo de transporte aéreo de cargas. O operador de lançamento do eVTOL, porém, será outro: a United Therapeutics, que vai usar o Alia para transportar órgãos humanos para transplante.