Após um longo tempo, a United Aircraft Corporation (UAC) finalmente colocou em voo um jato comercial SJ-100 totalmente “russificado”.
Na quarta-feira, o terceiro protótipo da aeronave, de matrícula 97023, completou o primeiro voo em Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia.
Desenvolvido pela Yakovlev, que substituiu a Sukhoi, o novo Superjet passou por um programa de substituição de importações após sanções comerciais do Ocidente suspenderem a entrega de componentes à fabricante.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Até então, a UAC havia voado aeronaves de testes equipadas com os motores PD-8, substitutos do SaM146, e avaliado os sistemas e equipamentos desenvolvidos no país em situações separadas.

Em 2024, o primeiro SJ-100 com aviônicos russos decolou mas ainda com o motor SaM146, já em março um segundo protótipo atualizado voou com o turbofan PD-8 e alguns sistemas locais.
Segundo a estatal, o voo durou cerca de 40 minutos e ocorreu em altitudes de até 3.000 metros e velocidades de até 500 km/h. O SJ-100 chegou a recolher o trem de pouso durante o voo.
O objetivo do terceiro avião de testes foi testar a interação dos motores PD-8 com os cerca de 40 sistemas de bordo nacionais.
“Hoje presenciamos um evento histórico, o primeiro voo de uma aeronave Superjet totalmente russa. Estou confiante de que este será um passo importante para o fortalecimento da independência tecnológica do nosso país e contribuirá significativamente para o desenvolvimento da fabricação nacional de aeronaves ”, disse o CEO da UAC, Vadim Badekha.

Lançado na década passada para disputar o mercado de aviação regional no mundo, o Superjet nasceu como um joint venture com grupos ocidentais prometendo transportar cerca de 100 passageiros por distâncias de até 4.600 km.
A aeronave possui um desempenho bastante capaz, mas careceu de um suporte de pós-venda mais eficiente. A tomada da Crimeia pela Rússia em 2014 e a invasão militar à Ucrânia em 2022, no entanto, encerraram a produção da primeira variante em virtude do embargo ocidental.
A UAC planeja concluir os testes de certificação ainda em 2025 para iniciar as entregas às companhias aéreas russas em 2026.