O Aeroporto Internacional El Dorado, de Bogotá, assumiu em 2024 o posto de aeroporto mais movimentado da América Latina, ultrapassando Guarulhos, em São Paulo, e Cidade do México (Benito Juarez), que disputam a liderança na região.
Em 2024, o aeroporto colombiano movimentou 45.802.360 de passageiros, aumento de 15,85% em relação a 2023. Guarulhos, por sua vez, registrou um aumento de 6% nesse critério, chegando a 43.580.000 de passageiros.
Já o Aeroporto Internacional Benito Juarez, na Cidade do México, perdeu 6,3% do movimento, caindo para 45.359.000 de passageiros. Em relação à 2019, um ano antes da pandemia, o El Dorado Bogotá aumentou o tráfego em 31%, Guarulhos em 1% e o Benito Juarez viu uma queda de quase 10%.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

São Paulo segue como cidade que mais gera tráfego na América Latina
O aeroporto colombiano tem uma “vantagem” em relação a São Paulo e a Cidade do México, cidades mais populosas que Bogotá, o fato de concentrar todos os voos em um só local.
Já o Benito Juarez viu cair seu movimento após a inauguração do Aeroporto Internacional Felipe Angeles (AIFA), que o governo mexicano vem incentivando a transferência de serviços para lá.
No caso de São Paulo, Guarulhos disputa os passageiros de conexão com outros aeroportos e também com outros dois terminais paulistas, Congonhas e Campinas (Viracopos).

Bogotá também cresceu pela localização estratégica entre a América do Sul e a América do Norte, o crescimento da economia colombiana e a intensa competição entre Avianca, LATAM e as empresas aéreas low-cost.
Ano passado, a Emirates Airline se tornou a nova operadora de Bogotá, com a rota Dubai-Miami-Bogotá.
Considerando apenas as cidades, São Paulo segue com boa vantagem como maior cidade geradora de tráfego aéreo da América Latina, com 66 milhões de passageiros por ano, seguida por Cidade do México com 51 milhões e Bogotá com 45 milhões.
ENQUANTO NÃO HOUVER UMA POLITICA SÉRIA EM NOSSOS AEROPORTOS IREMOS INFELISMENTE FICAR NO SEGUNDO LUGAR, VAMOS ALAVANCAR GRU , REFORMAS MAIS QUE URGENTES, SISTEMA VIÁRIO E ELE SE TORNAR UM AEROPORTO DE MAIOR RELEVANCIA.
COMPLEMENTANDO ACIMA AO QUE PARECE ELE NÃO SOFRE CONCORRENCIA AO CONTRARIO DE GRU E CIDADE DO MEXICO.POR FAVOR ME CORRIJASE ESTOU ERRADO NA OBSERVAÇÃO.