O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo maior maior terminal aéreo do país em número de passageiros, passará das mãos da estatal Infraero para a concessionária privada Aena em 17 de outubro.
A data foi informada pela empresa de origem espanhola, que arrematou a concessão do aeroporto paulistano no ano passado, junto de outros dez terminais do bloco SP/MS/PA/MG.
A Aena, que já opera vários aeroportos no Brasil, fruto de outras concessões, deve assumir o Aeroporto de Uberlândia em 10 de outubro, sendo o primeiro da lista a ser repassado.
Ao todo, a empresa arrematou os 11 terminais por R$ 2,4 e já realizou R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais, informou.
O cronograma de repasses dos aeroportos é o seguinte:
- 10/10 – Uberlândia (MG) 13/10 – Campo Grande (MS)
- 17/10 – Congonhas, em São Paulo (SP)
- 07/11 – Ponta Porã (MS)
- 10/11 – Corumbá (MS)
- 13/11 – Uberaba (MG)
- 16/11 – Montes Claros (MG)
- 21/11 – Marabá (PA)
- 24/11 – Carajá (PA)
- 27/11 – Santarém (PA)
- 30/11 – Altamira (PA)
Desde que teve o contrato assinado com o governo federal, a Aena já elaborou e aprovou os planos de transferência operacionais, após realizar visitas técnicas aos 11 aeroportos.
A empresa disse ainda que promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.
Por enquanto, os 11 aeroportos encontram-se na etapa de operação assistida, quando a Aena faz a gestão sob acompanhamento da Infraero. Segundo ela, já foram contratados mais de 260 funcioarios para atuarem nos novos aeroportos.
Melhorias em Congonhas
A Aena prometeu promover melhorias em curto prazo no terminal da capital paulista, como a ampliação da sala de embarque remoto, a readequação das vias de acesso, a reforma dos banheiros e a revitalização da fachada.
“Na Fase I-B, os principais investimentos serão a revitalização dos pavimentos das pistas de táxi, ampliação do pátio de aeronaves, com novas posições de contato, e construção de um novo terminal de passageiros. A entrega das obras da Fase I-B de Congonhas está prevista para junho de 2028. A dos demais aeroportos acontecerá em junho de 2026”, disse.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Atualmente, a Aena faz a gestão de seis aeroportos, todos no Nordeste do país. São eles Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).