A GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, publicou um chamado nesta sexta-feira, 4, convidando empresas interessadas em participar do processo de seleção para construção de um novo píer de embarque e desembarque de passageiros.
O texto bastante curto não traz detalhes importantes sobre o projeto, mas afirma que o novo edifício terá cerca de 33.000 m² de área construída e “atenderá tanto o terminal 3 quanto o terminal 2″. A citação parece sugerir que o novo píer poderá ser erguido onde hoje existe uma área remota entre os dois maiores terminais do aeroporto, em frente à torre de controle, já que o tamanho do projeto é cerca de metade da área construída do Terminal 3 (60.000 m²).
Se for esse mesmo o objetivo, trata-se de uma solução mais barata e oportuna para resolver um dos grandes gargalos de Guarulhos, que é a falta de pontes de embarque suficientes para sua demanda.
Hoje o maior aeroporto do Brasil conta apenas com 40 pontes, 29 delas no Terminal 2 e outras 11 pontes duplas, para aeronaves de grande porte, localizadas no Terminal 3.
Para efeito de comparação, o Galeão possui 37 pontes de embarque, grande parte delas para widebodies, mas o movimento de passageiros do aeroporto do Rio de Janeiro foi equivalente a apenas 16% do tráfego de Guarulhos em setembro – passaram por Cumbica 3,03 milhões de passageiros enquanto o Galeão recebeu 474 mil pessoas.
O aeroporto paulista também realizou 20.688 decolagens e pousos naquele mês contra apenas 4.375 do Tom Jobim (473% mais).
Aos poucos, o movimento de passageiros pré-pandemia está sendo recuperado, o que deve levar Guarulhos a reviver velhos fantasmas como filas enormes e embarques e desembarques demorados, realizados por ônibus.
Píer internacional sem previsão
No chamado “master plan” de Guarulhos, há a previsão de construção de um imenso píer internacional do tipo “ilha”, localizado à leste do Terminal 3 e que terá acesso por ele. A GRU Airport, no entanto, obteve um adiamento na implantação desse projeto por conta da pandemia do Covid-19. Nesse caso, a obra é de maior envergadura e com vantagem apenas para viagens internacionais já que o píer estará bastante distante da área de processamento.
Por enquanto, a GRU Airport está apenas buscando empresas de engenharia interessadas em se qualificar para a concorrência, que tem prazo final de inscrição em 8 de novembro, ou seja, a concessionária tornou pública sua intenção de ampliar o aeroporto apenas quatro dias antes de concluir o cadastramento.
AIRWAY enviou questionamentos à GRU Airport e atualizará esta nota caso receba alguma resposta.