O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, recebeu nesta sexta-feira, 15, o primeiro trem do “People Mover”, sistema sobre trilhos gratuito que ligará os três terminais de passageiros à Linha 13-Jade da CPTM.
O consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do sistema, realizou o içamento dos dois vagões do primeiro de três composições que serão usadas.
Como nem a fabricante muito menos a GRU Airport, responsável pelo projeto, divulgaram o fato, Airway utilizou imagens do site MetrôCPTM, cujo repórter Jean Carlos foi até o local registrar o veículo.
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Sistema de propulsão pneumática
A entrega do primeiro veículo do Aeromovel é um marco notável para o projeto, que tem sido implantado em tempo recorde. A previsão é que o People Mover comece a funcionar em meados deste ano, ligando a estação Aeroporto Guarulhos aos terminais 1, 2 e 3.
O tempo de viagem será de apenas 6 minutos no maior percurso, entre a estação de trem e o Terminal 3, internacional. A espera pelos trens será de apenas 6 minutos e duas composições serão usadas com uma terceira como reserva.
Além de mais veloz e frequente, o People Mover oferecerá muito mais conforto aos usuários já que as estações são acessíveis e os trens, mais espaçosos que os ônibus que realizam as viagens atualmente.
O Aeromovel é uma tecnologia nacional, criada por Oskar Coester, um ex-funcionário da Varig que concebeu um conceito em que a propulsão é feita de forma pneumática, por meio de compressão de ar em um túnel abaixo dos trilhos.
O ar move uma espécie de vela que fica abaixo do veículo, que por isso é mais leve que em outros modais. A despeito da tecnologia promissora, o Aeromovel até hoje só teve dois projetos implantados, um na Indonésia e outro no Aeroporto de Porto Alegre.
O sistema de Guarulhos, no entanto, é bem mais extenso e pode dar notoriedade à tecnologia, abrindo o caminho para mais contratos. Desde que a empresa consiga comprovar que o Aeromovel é de fato eficiente e confiável.
Finalmente estão oferecendo essa opção ao aeroporto paulistano mas, convenhamos, já deveria ter sido implantado há, pelo menos, uns 20 anos atrás.
Ainda que seja a favor desse tipo de modal entre terminais, é um escárnio a estação de trem ter sido construída tão perto, mas tão longe de qualquer um dos terminais. Em qualquer lugar do mundo onde se pensa com a cabeça a estação seria dentro do aeroporto, ainda que fosse instalado o people mover para transferências inter-terminais.