O aeroporto de Guarulhos, o maior do país, ‘perde’ um terminal dos seus quatro terminais a partir desta quarta-feira (2), mas o que parece má notícia é na realidade um avanço. A concessionária GRU Airport reorganizou a identificação do aeroporto com um novo padrão que envolve cores, nova numeração de portões e esteiras e também a inauguração de uma ala inteiramente reformada.
A maior novidade é a fusão dos antigos terminais 1 e 2, que agora passam a ser apenas o Terminal 2. A mudança também envolve a centralização do acesso à área de embarque, feita agora pelo prédio de interligação, onde antes existiam lojas e até uma capela ecumênica.
Com a nova ala, o passageiro entrará no ‘airside’ por meio de e-gates idênticos aos usados no Terminal 3. De lá, seguirá para a direita no que seria o antigo terminal 1 ou à esquerda, em direção ao velho terminal 2. No caminho, passarão por duas novas ‘GRU Avenue’, a alameda de lojas e serviços inaugurada primeiro no terminal internacional. Por enquanto, elas estão vazias, à espera dos lojistas.
Cores entram, ‘asas’ saem
Na reorganização, o antigo terminal 4, que aproveitou um galpão de carga, passa agora a ser o Terminal 1. Para ajudar a diferenciá-los, a GRU Airport optou por identificá-los por cores: azul para o Terminal 1, laranja para o Terminal 2 e magenta (vermelho) para o Terminal 3.
As famosas ‘asas’ onde existesm os balcões de check-in também mudaram. O check-in ‘A’ agora fica no Terminal 1 enquanto os check-ins de ‘B’ a ‘E’ estão no Terminal 2 – o Terminal 3 passa a ter os check-ins ‘F’, ‘G’ e ‘H’.
Outra novidade já em uso é a nova nomenclatura dos portões. Até então, eles seguram uma ordem numérica unificada, mas agora passam a usar uma combinação que começa com o número do terminal e dois outros números do portão. Exemplo: o portão 225 é 25º portão do Terminal 2 – o mesmo sistema é usado nas esteiras de bagagem.
Reforma segue
A reforma dos terminais 1 e 2, iniciada no ano passado logo após a Copa do Mundo, ainda prevê mais mudanças. Entre elas, estão um novo padrão visual interno mais arejado e moderno, mais lojas para passageiros e visitantes e ampliação dos espaços para check-in, sala de espera e saguões de desembarque.
Embora o acesso de embarque unificado passe a valer a partir desta quarta-feira, os passageiros que estiverem embarcando para voos internacionais pelo Terminal 2 ainda usarão a entrada antiga entre os check-ins D e E. Em breve, eles também passarão a acessar a área de passageiros pela entrada central.
Veja mais: Com torcida organizada, Airbus A380 completa primeiro voo comercial para o Brasil
estava na hora de arrumar né , primeiro a gente passava o terminla 4 depois ia pro 1 , depois 2 …. avelino dias né !!!
Maravilhoso.Depois este governo é contra privatização,Veja quanta alteração ocorreu e quantas melhorias ainda virão.Parabens aos novos administradores.
poderia haver uma animação dos terminais mostrando os acessos…..esse aeroporto é muito confuso.
Qual Terminal devo ir para fazer o Chek-in para Curitiba
Nada como entregar as administrações para o setor privado. Nem governar este governo sabe, quanto mais administrar empresas. Privatizem TUDO, por favor, para assim vivermos num país melhor. Não tivessem privatizado a telefonia, por exemplo, ainda estaríamos fazendo fila em orelhão com fichinhas na mão. Lembrem-se disso quando estiverem votando ano que vem (aliás possivelmente em voto de papel…)
pq nao coloca na manchete , o aeroporto melhora ? pela mor de Deus , vcs dá imprensa até pra dar noticia boa , falam primeiro em desgraça , vão se catar
Excelente…
Só falta a direção do Aeroportos Brasil Viracopos aprender com o pessoal do GRU e por o novo terminal para funcionar efetivamente.
Quando irão acabar com aqueles portões 17 A/B/C horríveis que ficam no térreo, quentes, apertados, sem pontes de embarque, tendo que ir de ônibus até o avião? Só mudaram de número?
O Terminal 1 (antigo 4) é tão distante dos demais, que poderia ser considerado como um novo aeroporto.
É uma ótima notícia. Infeliz a atitude da chamada da matéria com sensacionalismo sem sentido. Tudo pelo click…
Segundo toda a reportagem só não acho que seja uma forma clara de identificar os portões como 225 (A 25)… sinceramente acho confuso. Acredito que A25 continuaria sendo claro e mais objetivo (rápido).
esse governo não é contra as privatizações e sim a forma como foram feita nossas empresas entregue a preço de banana. nada contra a fruta que é muito saborosa.
Privatização já, rapidez eficiência, O governo deve sair da economia, e somente cuidar de Educação, Saúde e Segurança. Privatização da Petrobras Já!!! enquanto não ocorrer a corrupção toma conta.
Infelizmente não houve a implantação de esteiras no aeroporto e o passageiro tem que andar quilômetros sem auxilio, as esteiras também fazem parte do conforto.