O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, retomará o procedimento de embarque e desembarque de passageiros na 1ª quinzena de julho, informou a ANAC.
Uma área do terminal de passageiros que não afetada pela enchente será usada para realizar os procedimentos de segurança no lugar do trabalho hoje feito de forma provisória no ParkShopping Canoas.
No entanto, os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas, a cerca de 6 km do Salgado Filho. Isso porque ainda será preciso recuperar edifícios, pátios e pistas do aeroporto de Porto Alegre antes de ser possível reabrir o local.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A reabertura parcial do terminal de passageiros do aeroporto possibilitará o aumento no número de voos em Canoas em julho. Além disso, foram feitos aprimoramentos na base aérea como instalação de torres de iluminação e revisão da estrutura operacional para acomodar mais operações.
Segundo a ANAC, o total de movimentos semanais irá de 70 para 98 pousos e decolagens, incluindo voos entre 17h35 e 21h.
Com a mudança, as três maiores companhias aéreas brasileiras anunciaram uma ampliação na malha de voos.
A Gol irá ampliar de nove para 13 o número de voos semanais entre Canoas e São Paulo. A novidade é que as quatro frequências extras serão operadas a partir do Aeroporto de Congonhas, na região central da capital paulista.
Além disso, a empresa expandirá os voos diários entre Congonhas e Caxias do Sul. Eles passarão a ser dois a partir do dia 5 de agosto, com uma terceira frequência diária estreando no dia 12 do mesmo mês. A Gol também fará seis voos semanais entre Pelotas e Guarulhos em agosto.
Jatos A320
A Azul decidiu ampliar de dois para três voos diários a ligação entre Canoas e Viracopos, seu hub. A nova frequência estreará em 1º de julho e será operada com o Airbus A320 em vez do Embraer E195-E1.
Com isso, a oferta aumentará de forma significativa já que a aeronave possui 174 assentos.
Por fim, a LATAM anunciou que voará 34 vezes por semana para Canoas, ou seja, serão 10 voos a mais já a partir de 30 de junho. O aumento da malha envolve voos noturnos feitos com o Airbus A320.