Agora chamado de C929, widebody chinês promete reduzir emissões de carbono em 60%

Sem a parceria com os russos da UAC, fabricante chinesa COMAC diz que projeto do novo jato está caminhando
O C929, widebody chinês
O widebody C929 já sem qualquer referência à parceria com a Rússia (Ricardo Meier)

Após a saída da ex-parceira russa UAC meses atrás, a fabricante de aviões comerciais chinesa COMAC já chama seu futuro widebody de C929. Foi dessa forma que o projetista-chefe da aeronave, Wu Guanghui, se referiu ao antigo projeto CR929 durante o Fórum Internacional sobre Aviação Verde, realizado em Hefei, na China.

Wu Guanghui, que também foi o responsável pelo jato de fuselagem estreita C919, revelou que a aeronave de dois corredores está na fase preliminar de projeto, mas que já é possível estimar que ela emitirá até 60% menos emissões de carbono que jatos atuais.

A meta, no entanto, é bastante ousada e o executivo da estatal COMAC, que também produz o jato regional ARJ21, não explicou exatamente como isso será obtido.

O C929 é um widebody com porte semelhante ao Boeing 787 e deveria ser equipado com turbofans PD-35, fornecidos pela Rússia.

O CR929 deve chegar ao mercado até o final da próxima década; será que vai emplacar? (COMAC)
O CR929 seria produzido pela CRAIC, associação entre a UAC e a COMAC (COMAC)

As sanções econômicas ao país após a invasão à Ucrânia em 2022, no entanto, podem dificultar a produção do motor para exportação.

A United Aircraft Corporation, holding que detém as principais fabricantes aeroespaciais russas, confirmou recentemente que não será mais parceira no programa do widebody. Porém, garantiu que continuará participando do projeto em um papel menor.

ARJ21-700 mais leve

O projetista-chefe da COMAC também revelou um trabalho realizado no ARJ21-700 para reduzir seu peso e assim melhorar sua performance.

O ARJ21 ficou mais leve graças a novos assentos (Divulgação)

Segundo ele, a aeronave teve o peso reduzido em mais de 600 kg por conta da mudança dos assentos, que agora pesam apenas 7 kg cada.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Wu Guanghui comentou ainda sobre a importância do uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), mas não fez previsões sobre sua adoção nas aeronaves da companhia.

Atualmente, a COMAC equipa seus jatos com turbofans GE CF34 (ARJ21) e CFM Leap-1C (C919), mas está em desenvolvimento um motor local ainda sem prazo de certificação.

Total
0
Shares
Previous Post
Boeing 737-800 da Flybondi

Flybondi volta a falar em ter subsidiária no Brasil

Next Post

Airbus lança seu novo modelo, um navio com velas futuristas

Related Posts
Total
0
Share