A Air Belgium, uma pequena companhia aérea dedicada a voos de longo alcance, anunciou nesta quinta-feira, 1, o leasing de dois jatos Airbus A330-900neo.
As aeronaves serão entregues a partir de outubro e substituirão dois dos quatro A340-300 operados pela empresa atualmente.
O A330-900neo é uma variante aprimorada do bimotor de longo alcance, capaz de voar 15 mil km sem escalas. Até maio, a Airbus possuía 316 pedidos firmes do modelo, de 17 clientes conhecidos – 42 aeronaves não tiveram seus compradores revelados.
Destes sete clientes são empresas de leasing de onde serão recebidos os dois jatos da Air Belgium. Equipados com motores Rolls-Royce Trent 700, os dois A330-900 consumem 25% menos combustível do que aviões como o quadrimotor A340.
A Air Belgium configurará seus A330-900 com 286 assentos, 21 a mais que nos A340-300.
“A Air Belgium está muito feliz e orgulhosa de apresentar essas novas aeronaves na Bélgica. Elas são as aeronaves mais modernas que operarão sob a bandeira belga. Estamos muito satisfeitos com nossa experiência operando os Airbus A340s, demonstrando confiabilidade, conforto e desempenho”, disse Niky Terzakis, CEO da Air Belgium.
O primeiro A330neo começará a voar entre Bruxelas e as Ilhas Maurício em 15 de outubro.
Poucos clientes
Embora bastante eficiente, o A330neo ainda não refletiu essa vantagem em vendas. O atual número de encomendas equivale a apenas 40% do antecessor, o A330-300. A situação do A330-800 é ainda mais contrastante: somente 15 pedidos comparados aos 662 A330-200 já negociados.
Entre as clientes do A330-900 estão a TAP, a Delta e a Azul, que possui cinco deles em sua frota.