A Air Canada ampliou sua encomenda original de jatos A220 de 45 para 60 aeronaves. O acordo foi anunciado pela Airbus nesta quarta-feira, 26, e compreende 15 novos A220-300, versão de maior capacidade do jato.
A transportadora canadense era uma natural cliente do A220 já que o jato de corredor único foi concebido originalmente no país, pela Bombardier e então chamado de C Series.
Mas o primeiro A220 só acabou sendo entregue apenas em janeiro de 2020. Desde então, a Air Canada já recebeu 31 desses jatos, todos eles da versão A220-300.
Embora tenha sido concebido como uma aeronave para distâncias curtas e médias, o A220 tem assumido rotas para os Estados Unidos e até para a América Latina, como os voo para San Jose, capital da Costa Rica, a partir de Toronto e Montreal.
“O A220 tornou-se um componente importante na modernização da frota da Air Canada e uma parte fundamental da nossa frota narrowbody, graças ao seu desempenho e conforto para os passageiros. Nossos clientes realmente desfrutam dos benefícios do A220, desde sua cabine mais silenciosa, compartimentos superiores maiores e assentos confortáveis”, disse Mark Galardo, vice-presidente sênior de planejamento de rede e gerenciamento de receita da Air Canada.
“Estamos honrados que a Air Canada está interessada em mais jatos A220. Isso demonstra o valor que a aeronave traz e estamos orgulhosos de oferecer ao nosso cliente um alto nível de flexibilidade, grande economia e um apelo real aos passageiros”, disse Christian Scherer, diretor comercial e chefe internacional da Airbus.
Segundo a Airbus, 227 jatos A220 haviam sido entregues até o mês passado e que operam em 16 companhias aéreas. O total de pedidos firmes era de 773 aeronaves até setembro, 677 da versão A220-300.