A Air Canada confirmou nesta terça-feira, 22, um pedido firme de seis jatos A321XLR junto à Airbus, tornando-se a mais nova cliente do modelo, capaz de voar sem escalas por até 8.700 km (4.700 milhas náuticas). A companhia aérea canadense também fechou um acordo de leasing para receber outros 20 A321XLR com as companhias de leasing ALC e AerCap.
As entregas terão início no primeiro trimestre de 2024 e se prolongarão até o começo de 2027. Segundo a Air Canada, os A321neo serão utilizados em rotas na América do Norte e também em voos transatlânticos assim que a autoridade de aviação civil do país certificar o jato.
“A Air Canada está comprometida em fortalecer ainda mais sua posição de liderança de mercado, especialmente por meio de investimentos em novas tecnologias. A aquisição do Airbus A321XLR de última geração é um elemento importante dessa estratégia e impulsionará nossas principais prioridades de elevar a experiência do cliente, avançar nossas metas ambientais, expansão da rede e aumentar nossa eficiência de custos geral”, disse Michael Rousseau, CEO da companhia aérea.
O A321XLR da Air Canada será configurado com 182 assentos, 14 deles na classe executiva “Signature” e 168 lugares na econômica. A companhia aérea ainda não definiu o fabricante que fornecerá os motores das aeronaves.
Alcance imbatível
Previsto para realizar o voo inaugural ainda neste ano, o A321XLR deverá entrar em serviço em 2023 e abrir oportunidades inéditas para seus operadores. Graças ao imenso alcance com até 240 passageiros a bordo, a nova versão poderia voar sem escalas entre Toronto e Brasília, por exemplo – atualmente apenas São Paulo possui voos da empresa, operados com o widebody Boeing 787-9.
A Airbus afirma que contava com 515 pedidos firmes do A321XLR até fevereiro, de 25 clientes.