A Air China está seguindo os passos da China Eastern Airlines para introduzir o jato de corredor único COMAC C919 em sua frota.
Após adquirir seis aeronaves no final do ano passado, a transportadora revelou que está fechando um novo acordo para 100 C919 num valor estimado em US$ 10,8 billhões.
Os novos jatos, que são rivais do Boeing 737 e do Airbus A320, serão entregues entre 2024 e 2031.
A escolha do C919 já era esperada afinal o governo chinês orienta as empresas aéreas estatais a prestigiar os jatos desenvolvidos no país.
O ARJ21-700, um jato regional de 90 lugares também fabricado pela COMAC, já tem 25 aeronaves em serviço na Air China.
Encomendas de C919 por estatais chinesas
A China Eastern Airlines foi a cliente lançadora do C919, uma aeronave com aparência similar ao A320neo e que utiliza motores Leap-1C, fornecidos pela CFM.
O primeiro jato comercial estreou há quase um ano e desde então a China Eastern recebeu outros quatro C919, parte do primeiro acordo fechado com a COMAC.
Em setembro do ano passado, a transportadora baseada em Xangai fechou um novo pedido, desta vez para 100 aeronaves C919.
No caso da Air China, no entanto, a expansão dos pedidos ocorre antes mesmo da empresa aérea receber seu primeiro avião.
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A produção do C919 está próxima de ganha impulso, à medida que a COMAC ajusta a linha de montagem e aprimora a aeronave com base no feedback trazido pela operação com a China Eastern.
O governo da China quer ir além e começar a exportar seus jatos comerciais em um momento em que a Airbus sofre para dar conta da demanda e a Boeing passa por um grande escrutínio sobre problemas de qualidade e segurança.
Não se espera nada de diferente nessa parte do planeta.
Admiro muito a capacidade dos chineses! Quem dera o Brasil fosse 1/10 do que eles são.