Air Europa é vendida para grupo dono da British Airways e Iberia

Após idas e vindas, Globalia negociou 80% das ações da companhia aérea espanhola por 400 milhões de euros
Aviões da Iberia e Air Europa (Dawlad Ast/AerosAsturias Sotters)
Aviões da Iberia e Air Europa (Dawlad Ast/AerosAsturias Sotters)

A Air Europa é a nova companhia aérea do grupo IAG (International Airlines Group). Empresa focada em viagens de lazer, a transportadora espanhola teve 80% das suas ações adquiridas da Globalia por 400 milhões de euros.

O IAG é um dos mais fortes conglomerados de transporte aéreo do mundo, responsável por empresas aéreas como British Airways, Iberia e Aer Lingus e que já possuía 20% da Air Europa desde agosto do ano passado.

O acordo, anunciado nesta sexta-feira, põe fim a uma novela que começou em novembro de 2019 quando a IAG anunciou a aquisição da Air Europa por 1 bilhão de euros, o dobro do valor pago agora.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A pandemia do Covid-19, no entanto, esfriou o negócio e no final de 2021 o IAG desistiu da proposta inicial diante do encolhimento da operação da Air Europa – se em 2019 ela transportou 13 milhões de passageiros, no ano passado esse total caiu para 10 milhões de pessoas.

Sob novas condições, a parceria voltou a evoluiu à medida que as viagens aéreas eram retomadas. Desta vez, a Globalia passará a ser acionista do grupo IAG já que parte 100 milhões dos 400 milhões de euros serão pagos em ações.

Como antes, o acordo ainda depende da aprovação das autoridades dos países onde as empresas têm sede.

Boeing 787 da Air Europa: empresa opera em São Paulo e Salvador

Menos concorrência nos voos para a Europa

“O acordo alcançado com o IAG endossa o sucesso do plano realizado para consolidar a Air Europa como referência internacional após a pandemia, demonstrando sua viabilidade e bom trabalho, antes e após a maior crise do setor aeronáutico”, disse Jesús Nuño de La Rosa, CEO da Air Europa Holding.

“Com a aquisição da Air Europa agora acordada, mas sujeita a aprovações regulatórias e outras que podem levar cerca de 18 meses, pretendemos receber outra companhia aérea líder no grupo”, explicou Luis Gallego, executivo-chefe do IAG.

Para os brasileiros, a fusão da Air Europa, que opera voos para Salvador e São Paulo, pode ser uma má notícia a despeito do perfil de lazer de seus voos. Trata-se na prática de menos concorrência nos voos para a Europa.

Total
0
Shares
Previous Post

Potencial cliente, Air Niugini voa no Embraer E195-E2

Next Post
Boeing 787 Dreamliner

Boeing suspende pela terceira vez as entregas do 787

Related Posts
Total
0
Share