A companhia aérea espanhola Air Europa encerrou as operações com o jato Embraer E195 neste sábado, 28 de janeiro. A última aeronave do modelo que ainda estava ativa (registro EC-LLR) voou de Madri para Nottingham, no Reino Unido, onde será armazenada.
O fim dos voos com o jato de 120 assentos (12 na executiva e 108 na econômica) faz parte de um plano de unificação da frota da Air Europa para operar apenas aviões da Boeing – a empresa tem atualmente 21 737-800 e 23 787 em serviço).
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os 11 E195 que voaram com as cores da Air Europa estrearam a partir de 2008, quando a Globalia, controladora da empresa, assinou contratos com a Embraer.
Em 2016 eles passaram a ser operados por meio da Aeronova, uma subsidiária do grupo que usava a marca “Air Europa Express”. No entanto, em 2018, a companhia aérea anunciou a intenção de gradualmente retirá-los de serviço, assim como a maior parte dos turboélices ATR 72.
O processo de retirada dos E195 começou em março de 2020, quando a Air Europa aposentou o jato de registro EC-KRJ. Naquele ano, outros três aviões da Embraer deixaram a frota e um quinto modelo, em 2021.
No ano passado, a transportadora espanhola tirou de serviço quatro outros E195, restando apenas dois aviões, entre eles o EC-LLR, que realizou seu último voo comercial em 27 de janeiro, entre Málaga e Madri.
Dos 10 E195 que voaram pela Air Europa, quatro estão hoje na frota da Breeze Airways, nova transportadora criada por David Neeleman, três foram repassados para a TAP Air Portugal e três seguem parados há alguns meses.
Meus pêsames para air europa
Sabemos como o jogo corporativo é jogado e muitas vezes o “juiz apronta algumas”. Neste contexto digo que a Embraer jogou bem. Ora pois, a Airbus perder negócio no seu território para um sul-americano? É como se fossemos time da segunda divisão jogando contra finalistas da primeira….