Air Europa encerra operações com o jato Embraer 195

Última aeronave ativa voou de Madri para o Reino Unido no sábado, para ser armazenada. Companhia aérea está implementando plano de unificar frota apenas com jatos da Boeing
O E195 de matrícula EC-LLr, último a voar na Air Europa (Marvin Mutz)

A companhia aérea espanhola Air Europa encerrou as operações com o jato Embraer E195 neste sábado, 28 de janeiro. A última aeronave do modelo que ainda estava ativa (registro EC-LLR) voou de Madri para Nottingham, no Reino Unido, onde será armazenada.

O fim dos voos com o jato de 120 assentos (12 na executiva e 108 na econômica) faz parte de um plano de unificação da frota da Air Europa para operar apenas aviões da Boeing – a empresa tem atualmente 21 737-800 e 23 787 em serviço).

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Os 11 E195 que voaram com as cores da Air Europa estrearam a partir de 2008, quando a Globalia, controladora da empresa, assinou contratos com a Embraer.

Em 2016 eles passaram a ser operados por meio da Aeronova, uma subsidiária do grupo que usava a marca “Air Europa Express”. No entanto, em 2018, a companhia aérea anunciou a intenção de gradualmente retirá-los de serviço, assim como a maior parte dos turboélices ATR 72.

A Air Europa recebeu seu primeiro E195 em 2008 (Embraer)

O processo de retirada dos E195 começou em março de 2020, quando a Air Europa aposentou o jato de registro EC-KRJ. Naquele ano, outros três aviões da Embraer deixaram a frota e um quinto modelo, em 2021.

No ano passado, a transportadora espanhola tirou de serviço quatro outros E195, restando apenas dois aviões, entre eles o EC-LLR, que realizou seu último voo comercial em 27 de janeiro, entre Málaga e Madri.

Dos 10 E195 que voaram pela Air Europa, quatro estão hoje na frota da Breeze Airways, nova transportadora criada por David Neeleman, três foram repassados para a TAP Air Portugal e três seguem parados há alguns meses.

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  1. Sabemos como o jogo corporativo é jogado e muitas vezes o “juiz apronta algumas”. Neste contexto digo que a Embraer jogou bem. Ora pois, a Airbus perder negócio no seu território para um sul-americano? É como se fossemos time da segunda divisão jogando contra finalistas da primeira….

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