Este domingo (17) foi agitado em Manaus, capital do Amazonas, em decorrência da visita do presidente norte-americano Joe Biden. Com ele, vieram os famosos jatos presidenciais do governo dos EUA, os conhecidos Air Force One.
Tendo pousado às 13h30 (horário local) o Boeing 747 VC-25A (designação da aeronave para este serviço) 29000 foi acompanhado da segunda aeronave, 28000, que pousou minutos depois.
Acompanhados por spotters e entusiastas de aviação, bem como por muito curiosos, os dois jatos presidenciais dos Estados Unidos roubaram a cena no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, como pode ser visto no vídeo do canal Aviação Amazônia (assista no final do texto).
Ao final da tarde, Biden decolou novamente a bordo do Air Force One 29000 rumo ao Rio de Janeiro, onde participa do encontro do G20. Esta foi a primeira vez na história de Manaus que um presidente americano visitou a capital do Amazonas.
Com uma visão surreal e histórica das duas aeronaves Air Force One, os presentes testemunharam também a organização das forças de proteção da Marinha (US Navy) e do Serviço Secreto dos EUA, que sempre acompanham a comitiva presidencial americana.
A US Navy deslocou quatro unidades do Sikorsky VH-60N, a variante de transporte presidencial do helicóptero que, no Brasil é empregado na versão militar, a conhecida Black Hawk (Sea Hawk na Marinha), pelas forças armadas.
Air Force One
Com indicativo de chamada “Air Force One”, o avião presidencial americano é referido como Boeing VC-25, uma variante do 747 especialmente produzida para o governo dos Estados Unidos.
Derivado do 747-200B, os dois exemplares do Air Force One (28000 e 29000) estiveram em Manaus, mas eles não voarão por muito tempo mais, já que o VC-25B terá duas unidades que os substituirão.
O VC-25B é derivado do Boeing 747-8, sendo, portanto, maior e mais sofisticado. Ainda que os dois 747 sejam os mais usados normalmente, aparecendo até em produções cinematográficas, “Air Force One” é o indicativo de toda aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) que estiver transportando o presidente.