Air France cogita o 737 MAX e o hipotético A220-500 para substituir seus A320

Em conferência nesta semana, Benjamin Smith, CEO do grupo, afirmou que a empresa estuda um novo modelo de um corredor e considera voltar a operar aviões da Boeing
A220 da AirFrance
Airbus A220-300: Air France quer modelo maior (Airbus)

A Air France voltou a citar o hipotético modelo A220-500 como aeronave ideal para substituir seus jatos A320ceo no futuro. Em coletiva nesta segunda-feira (30), o CEO do grupo Air France-KLM, Benjamin Smith, afirmou que uma versão maior do antigo avião da Bombardier “faria sentido”.

No ano passado, Smith já havia se referido a uma versão maior do A220 como uma opção futura para a renovação da frota da companhia aérea. Uma apresentação da Air France, inclusive, mostrava o termo “A220-300/-500(?)” em alusão ao modelo.

No entanto, a Airbus não se manifestou até hoje sobre essa variante de maior capacidade, a despeito de outras empresas como a Korean Air terem também demonstrado interesse nela.

O chefão da Air France-KLM foi além e admitiu considerar também o 737 MAX. “Agora que o MAX está voando novamente, é claro que podemos considerá-lo também”, disse Smith, que incluiu os novos A321LR e A321XLR nesses estudos.

A Air France cogita voltar a voar com o 737 (Clemens Vasters)

Jato para 175 passageiros

Atualmente, há 115 aeronaves da família A320 na frota da Air France. Com o pedido de 60 A220-300 anunciado em 2019, a companhia aérea irá aposentar os modelos A318 (18 aviões) e A319 (33 unidades), restando 44 A320 e 20 A321 com média de idade de 11,2 anos e 18,1 anos, respectivamente.

Caso opte pelo 737 MAX, o que parece pouco provável, a Air France voltaria a voar com o modelo da Boeing após retirar de serviço os últimos exemplares da versão -500 em 2007.

Já se a Airbus decidir ampliar a família A220 pode passar a oferecer um jato com capacidade estimada em 175 assentos, bastando para isso acrescentar mais três fileiras ao A220-300. Essa aeronave poderia ter um comprimento aproximado de 41 metros e um alcance de pelo menos 6.000 km.

Como poderia ser o A220-500

Veja também: Airbus entrega primeiro jato a220 ‘made in USA’

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