Em visita ao Brasil, o CEO do grupo Air France-KLM, o francês Jean Marc Janaillac revelou que a companhia aérea francesa introduzirá o Boeing 787 na rota São Paulo-Paris em 2018. Hoje as duas frequências diárias são operadas com o 777-200ER e uma delas terá o equipamento substituído pelo novo jato americano.
Janaillac revelou ainda em entrevista ao site Panrotas que o Brasil contará com uma nova cidade atendida pela Air France, além de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, o executivo preferiu não divulgar o destino ainda – antes da crise econômica, a empresa chegou a voar para Brasília e Recife. No entanto, o futuro aeroporto terá alguma relação mais próxima com a Gol, parceria no Brasil e da qual o grupo europeu possui 3% das ações.
Hoje os 777-200 da Air France têm configurações que vão de 250 assentos a mais de 300 lugares – os aviões com a primeira classe La Premiére têm menor capacidade. Já o 787-9 hoje em uso possui 276 poltronas em três classes – 21 na Executiva, 40 na Econômica Conforto e 225 na Econômica.
A mudança pode ser uma resposta à Latam, que passará a utilizar o rival do 787, o A350 no voo Guarulhos-Paris a partir de março de 2018 – no entanto, os voos serão revezados com o 777-300ER utilizado atualmente. Hoje, a KLM também voa com o 787 entre o Rio de Janeiro e Amsterdam.
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Enquanto se esperava a Air France voando GRU x CDG com o A380… vamos de Boeing 787… menos capacidade ainda… eita recessão…
Uma vantagem apenas para a companhia aérea. A pior troca que poderia haver para o passageiro. O 777 apesar de mais velho é muito superior ao 787. O espaço interno é maior, o banheiro é maior e ruído interno menor. Voei recentemente em um 787 e 777, ambos recém entregues pela Boeing e não há dúvidas de que apesar de toda a modernidade do 787 o 777 agrega mais conforto aos passageiros.
Bem que poderia voltar as frequencias saindo de Brasília.