A Air France-KLM convocou uma entrevista coletiva na segunda-feira (25) em sua sede em São Paulo que terá a presença do diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, Jean-Marc Pouchol, e Paulo Kakinoff, presidente da companhia aérea Gol, parceira e que tem o grupo europeu como acionista.
Embora não revelem o assunto, especula-se que as duas empresas anunciarão um novo hub no Brasil, localizado no Nordeste. Três cidades disputam essa primazia: Salvador, Recife e Fortaleza. Esta última é considerada favorita depois que o cônsul francês na capital cearense ter a anunciado recentemente – fato desmentido logo em seguida.
Acredita-se que as duas companhias anunciarão voos entre essa cidade nordestina e Amsterdam e Paris, hubs de KLM e Air France, respectivamente. Caberia à Gol aumentar a malha de voos nacionais com destino ao novo hub, de forma a alimentar as conexões internacionais da rota.
A estratégia, caso se confirme, é um pleito antigo de passageiros da região Nordeste, que hoje são obrigados a voar até São Paulo ou Rio de Janeiro para seguir viagem para o hemisfério norte. A grande dificuldade até então envolve a demanda, baixa para justificar um voo próprio. Com uma malha alinhada com a decolagem e pouso desses voos internacionais é possível ocupar os assentos disponíveis e tornar a rota viável.
Voos diretos
Os três aeroportos, sobretudo Fortaleza, têm a vantagem de estarem mais próximos da Europa. Não é à toa que a região recebe há anos muitos voos fretados em períodos de férias. Recentemente, outras companhias passaram a investir em frequências no Nordeste e também no Norte – a Azul, por exemplo, vai voar entre Belém do Pará e os EUA a partir de dezembro. Resta saber qual aeronave será utilizada na rota e também a frequência desses supostos voos. O AIRWAY participará da coletiva na manhã da próxima segunda-feira e trará os detalhes em seguida.
Veja também: Air France anuncia o Boeing 787 na rota São Paulo-Paris
Enquanto a Latam ainda não decidiu em qual cidade do Nordeste irá instalar seu HUB, a Gol e Azul já deram seus passos para continuar crescendo aproveitando outra região do País.
O Nordeste ganhará mais um destino internacional partindo de Recife para Munique, o voo será operado no dia 07 de novembro, e o Governo de Pernambuco ainda vai anunciar mais 3 destinos internacionais na América do Sul até o dia 10 de outubro. Rio de Janeiro que se cuide porque Recife está quase em 2° lugar com mais destinos internacionais do Brasil, ainda estamos em 3° mais em breve perderemos apenas para São Paulo.