O Ministério da Economia e Finanças da Itália anunciou que está em negociação exclusiva com um consórcio formado por Delta Airlines, Air France-KLM e o fundo norte-americano Certares para a venda da ITA Airways, sucessora da finada Alitalia.
O anúncio surpreende já que o consórcio formado pela Lufthansa e pela operadora marítima MSC havia apresentado a melhor oferta na primeira rodada de negociações. A Lufthansa e a MSC chegaram a indicar que poderiam oferecer até 1,4 bilhão de euros pela ITA.
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No entanto, o governo italiano não ficou satisfeito com nenhuma das ofertas e pediu para os dois grupos reverem as propostas. Na nova rodada, as Lufthansa e MSC teriam apresentado um valor máximo de 850 a 900 milhões de euros por 80% da ITA.
Os detalhes da oferta do grupo liderado pelo fundo Certares junto a Delta e Air France-KLM não foram divulgados, mas eles teriam sido ainda mais comedidos, com uma proposta em torno de 600 milhões de euros.
Mesmo assim, o governo italiano decidiu avançar as negociações. Segundo a agência Reuters, a ideia do governo italiano agora é vender apenas 60% e ficar com 40% da ITA, além de ter direito a veto em questões estratégicas.
A associação Air France-KLM-Delta tem a vantagem de ter um longo relacionamento com a Alitalia e o fato de a ITA ser membro da aliança Skyteam.
Criada como uma solução livre dos problemas da Alitalia, outrora a companhia aérea de bandeira do país, a ITA Airways estreou em outubro do ano passado.
Ela assumiu pouco mais de 50 aviões da antecessora, mas logo fechou um pedido de 28 jatos Airbus novos, entre eles o A220, A320neo e o A330neo. Além disso, a companhia aérea alugou o A350-900 para ser o seu principal jato de longo alcance.
Não fosse o nome “ITA” e a data da matéria, juraria se tratar de matéria antiga… Mesmos players, mesma empresa, será que terão o mesmo “sucesso” da versões anteriores? Vamos ver…