Air France-KLM e Delta negociam compra da ITA Airways

Grupo desbancou um consórcio entre Lufthansa e MSC, que eram até então o favorito para assumir o controle da sucessora da Alitalia
A320 da ITA Airways (ITA)

O Ministério da Economia e Finanças da Itália anunciou que está em negociação exclusiva com um consórcio formado por Delta Airlines, Air France-KLM e o fundo norte-americano Certares para a venda da ITA Airways, sucessora da finada Alitalia.

O anúncio surpreende já que o consórcio formado pela Lufthansa e pela operadora marítima MSC havia apresentado a melhor oferta na primeira rodada de negociações. A Lufthansa e a MSC chegaram a indicar que poderiam oferecer até 1,4 bilhão de euros pela ITA.

No entanto, o governo italiano não ficou satisfeito com nenhuma das ofertas e pediu para os dois grupos reverem as propostas. Na nova rodada, as Lufthansa e MSC teriam apresentado um valor máximo de 850 a 900 milhões de euros por 80% da ITA.

Os detalhes da oferta do grupo liderado pelo fundo Certares junto a Delta e Air France-KLM não foram divulgados, mas eles teriam sido ainda mais comedidos, com uma proposta em torno de 600 milhões de euros.

Mesmo assim, o governo italiano decidiu avançar as negociações. Segundo a agência Reuters, a ideia do governo italiano agora é vender apenas 60% e ficar com 40% da ITA, além de ter direito a veto em questões estratégicas.

A associação Air France-KLM-Delta tem a vantagem de ter um longo relacionamento com a Alitalia e o fato de a ITA ser membro da aliança Skyteam.

Criada como uma solução livre dos problemas da Alitalia, outrora a companhia aérea de bandeira do país, a ITA Airways estreou em outubro do ano passado.

Ela assumiu pouco mais de 50 aviões da antecessora, mas logo fechou um pedido de 28 jatos Airbus novos, entre eles o A220, A320neo e o A330neo. Além disso, a companhia aérea alugou o A350-900 para ser o seu principal jato de longo alcance.

 

Total
0
Shares
1 comments
  1. Não fosse o nome “ITA” e a data da matéria, juraria se tratar de matéria antiga… Mesmos players, mesma empresa, será que terão o mesmo “sucesso” da versões anteriores? Vamos ver…

Comments are closed.

Previous Post
737 MAX 10 está atrasado

Ryanair diz que Boeing 737 MAX 10 não será certificado dentro do prazo

Next Post

USAF testa bombardeiro B-52 como cargueiro

Related Posts
Total
0
Share