Enquanto uma série de companhias aéreas estão começando a oferecer conexão Wi-Fi em suas aeronaves, a Air France já está um passo à frente nesse quesito. A empresa francesa realizou na semana passada o primeiro voo-teste equipado com Li-Fi (Light Fidelity) a bordo do voo comercial AF6114 operado por um jato Airbus A321 de Paris-Orly para Toulouse. Mas que tecnologia é essa?
O Li-Fi é uma tecnologia que emprega luz para transmitir dados em alta velocidade. Diferentemente do Wi-Fi, que usa ondas de rádio, a nova forma de conexão utiliza diodos de LED para propagar as informações digitais com piscadas das lâmpadas, criando uma frequência. O processo, porém, ocorre em períodos de nanossegundos, o que o torna imperceptível aos olhos humanos.
A principal vantagem do Li-Fi é a velocidade de transmissão de dados, que pode chegar a 100 Gbps. Ou seja, o Li-Fi é 100 vezes mais rápido que o Wi-Fi, que tem velocidade média é de 10 Mbps. Além disso, a nova tecnologia é ideal para ser aplicada em áreas sensíveis à ondas eletromagnéticas, como hospitais, usinas nucleares e cabines de aeronaves.
O Light Fidelity utilizado pela Air France foi desenvolvido pela Latécoère, uma das primeiras empresas de tecnologia do mundo a oferecer esse recurso, concebido em 2010 pelo pesquisador escocês Harald Haas. O sistema foi instalado em 12 assentos da aeronaves no voo de teste.
“Este primeiro voo equipado com nossa tecnologia Li-Fi é um passo importante na implantação dessa tecnologia no mercado aeronáutico. Estamos convencidos de que o Li-Fi revolucionará a conectividade em voo nos próximos 5 anos”, disse Yannick Assouad, CEO da Latécoère.
Campeonato de vídeo-game nas alturas
Para mostrar o quanto a rede Li-Fi é veloz, a Air France em parceria com a desenvolvedora de games Ubisoft promoveram a final do torneio “Air France Trackmania Cup”, iniciado no Paris Air Show em junho.
“Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a lançar uma aeronave equipada com Li-Fi e a organizar uma competição de videogame a bordo. Esse marco na inovação é o resultado de uma grande colaboração entre as equipes da Latécoère, Ubisoft e Air France. Estou convencido de que essa experiência abrirá o caminho para novas experiências de entretenimento a bordo para nossos clientes, especialmente no que diz respeito aos jogos”, afirma Antoine Laborde, gerente de inovação da Air France.
Veja mais: Quadrimotor tardio, A340 perde espaço entre as companhias aéreas