A pequena companhia aérea Air Greenland tornou-se a nova operadora do A330-800, menor variante da família A330neo. A única aeronave encomendada, com seu padrão de pintura em vermelho, foi entregue pela Airbus nesta semana em Toulouse.
O A330-800 substituirá um A330-200 usado nos voos internacionais da companhia aérea da Groenlândia. A empresa tem também sete turboélices Dash 8-200 para realizar rotas locais. A configuração adotada pela Air Greenland inclui 305 assentos, sendo 42 na Premium e 263 na Econômica.
A Air Greenland também firmou um acordo com a Airbus para usufruir do Flight Hour Services (FHS), serviço que cobre o fornecimento de componentes sobressalentes e manutenção.
A empresa ainda prometeu utilizar uma mistura de combustível que inclui 30% de SAF (combustível sustentávelde aviação). O primeiro voo do A330neo será para a Dinamarca, mas a aeronave assumirá voos para a América do Norte e Europa em seguida.
Com um alcance bastante grande, o A330-800 é o widebody de menor sucesso na Airbus, com apenas 11 pedidos firmes, sete deles já entregues. Apenas as empresas Uganda Airlines (duas aeronaves) Kuwait Airlines (quatro) e Air Greenland operam o modelo até o momento.
A próxima cliente do A330-800 é a Garuda Indonesia, que encomendou quatro jatos.