A Air India está muito perto de anunciar uma série de encomendas recordes de aeronaves, entre elas um pedido de 235 jatos da família A320neo, da Airbus. De acordo com fontes da Reuters, o anúncio deverá ocorrer em 27 de janeiro e incluirá também 40 widebodies A350-900.
A compra gigante pela Air India não ficará restrita à Airbus. Sua rival, a Boeing, deve ser agraciada com um pedido de 190 737 MAX, 20 787 Dreamliner e dez 777X, a nova variante do maior bimotor de passageiros em produção.
Ao todo, a Air India deverá receber 425 aeronaves novas em um passo agressivo feito pelas suas sócias, a Tata Group e a Singapore Airlines.
O plano é retomar o protagonismo da tradicional transportadora, que já foi a mais importante do país em seus tempos de estatal, mas que acabou engolida pelas empresas low-cost como IndiGo e SpiceJet.
Se confirmados, os pedidos irão impulsionar a carteira de pedidos de Airbus e Boeing em tempos em que a recuperação das viagens aéreas é ainda bastante irregular e a produção sofre com problema com a cadeia de suprimentos.
Os reflexos na carteira de pedidos também devem ser sentidos por outras companhias aéreas já que as posições de produção serão preenchidas por muito tempo, complicando a renovação de frota de quem ainda está em vias de fechar acordos.