A Air India iniciou uma nova fase após ser adquirida pelo Grupo Tata. A empresa aérea mais tradicional do país ganhou uma nova identidade visual e encomendou centenas de aeronaves para disputar clientes com grandes transportadoras do Oriente Médio.
Mas uma porção antiga da empresa teimava em não desaparecer, os quatro Boeing 747-400 que estavam encostados no Aeroporto de Mumbai.
As aeronaves haviam sido retiradas de serviço em 2020 e 2021 e desde então seu destino era desconhecido.
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Na segunda-feira, 22, no entanto, o 747-400 VT-EVA finalmente decolou da Índia em direção ao Aeroporto Boeing Paine Field, nos Estados Unidos.
O voo de transferência foi realizado pela Nomadic Aviation Group, uma empresa especializada nessa tarefa, e que entregará o 747-400, com o futuro registro N940AS, para a AerSale, sua nova proprietária, que o converterá para transportar carga.
O “Jumbo” se despediu da Índia ainda exibindo a antiga pintura da Air India, mas sem sua inscrição na fuselagem.
Airbus A350 é o novo avião principal da companhia
Dos três 747-400 restantes, um deles voltará a voar novamente, o VT-EVB, que também deverá ser transformado em um cargueiro. Os dois outros já não possuem condições de voo e deverão ser canibalizados.
Em sua história, a Air India teve 31 Boeing 747 entre modelos -200, -300 e -400. Considerados anti-econômicos, os quadrimotores foram substituídos por bimotores 777 e 787.
Atualmente, a empresa aérea está introduzindo os Airbus A350 em sua frota.