A Air Serbia decidiu não esperar a investigação a cerca da decolagem insegura realizada por pilotos da Marathon Airlines em um Embraer E195 no domingo, em Belgrado, na Sérvia.
O voo JU 324 com destino a Dusseldorf teria decolado de uma posição errada da pista e atingido um mastro de ILS. A despeito dos danos, a aeronave conseguiu pousar em segurança 40 minutos depois.
Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento em que o E195 atinge a estrutura de auxílio ao pouso por instrumentos (veja no final do texto).
Em 2023, a Air Serbia havia fechado um acordo de cooperação com a Marathon Airlines, da Grécia, que cedeu quatro jatos Embraer em wet-leasing, quando a tripulação e os serviços são incluídos no pacote.
O incidente está sendo investigado pelas autoridades sérvias, mas a Air Serbia confirmou que os E195 serão retirados da malha aérea nesta quarta-feira e substituídos por aeronaves próprias.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Independentemente dos resultados da referida investigação, a Air Serbia informou hoje a Marathon Airlines que está encerrando a cooperação com aquela empresa e, a partir de amanhã, 21 de fevereiro de 2024, nenhum voo da Air Serbia será operado pelas aeronaves da referida empresa grega”, disse um comunicado da empresa aérea.
CCTV shows moment Air Serbia Embraer E195LR operated by Marathon Airlines overruns the runway at Belgrade Nikola Tesla Airport in Serbia on Sunday. pic.twitter.com/rlbIno1ioW
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) February 20, 2024
O título não condiz com o texfo.
Ela não desistiu de voar Embraer.
Decidiu romper com a outra empresa pela descolagem insegura que partiu de uma posição inadequada.
Nada tem a ver com o fabricante ou o avião.
Seria bom revisar o titulo da matéria, pois da forma como está, induz o leitor a pensar que a Air Serbia desistiu de voar jatos Embraer!
Para o leitor, deixa a impressão de que quem redigiu o título não leu a matéria.