Air Serbia mostra interesse no novo turboélice da Embraer

Companhia aérea da Sérvia busca uma opção entre o A320neo e o ATR 72 para curtas e médias distâncias
O novo turboélice da Embraer deve aproveitar a fuselagem dos E-Jets para acelerar o desenvolvimento do projeto (Embraer)
O novo turboélice da Embraer deve aproveitar a fuselagem dos E-Jets para acelerar o desenvolvimento do projeto (Embraer)

A Air Serbia pode ser mais um cliente do futuro turboélice da Embraer, que já tem pelo menos 250 unidades reservadas antes do lançamento oficial de vendas. A empresa sérvia busca uma opção posicionada entre os novos Airbus A320neo, com até 194 assentos, e seus ATR 72, com 72 assentos.

“Ainda é um projeto e existe apenas no papel, então temos que ver o que eles realmente vão oferecer. Mas parece interessante. Com até 92 assentos e dois tripulantes de cabine, representaria um nicho interessante em relação aos jatos regionais. Então, com certeza estaremos olhando para o turboélice da Embraer”, afirmou Jiri Marek, CEO da Air Serbia, em entrevista ao AeroTelegraph.

Além do turboélice  avançado, a Air Serbia avalia os jatos de segunda geração da Embraer, que compete com os Airbus A220. “Ambos tem vantagens e desvantagens”, disse Marek.

Uma outra opção seria ficar com a primeira geração dos jatos comerciais da Embraer. “Neste momento, você consegue condições favoráveis no mercado secundário do Embraer E1, representando uma boa relação custo-benefício”, explicou o CEO da Air Serbia.

Marek ainda descartou os russos Superjet 100, da UAC, que tinham sido cotados para a frota da Air Serbia no último ano. “Isso sempre foi pura especulação e nunca esteve nos planos da Air Serbia”, afirmou.

A empresa aérea sérvia opera atualmente 11 A319, que pode levar entre 110 e 154 passageiros, para voos de curta e média distância. Estes modelos serão aos poucos substituídos pelos novos A320neo, que têm maior capacidade, deixando um “buraco” na frota, entre os A320neo e os ATR 72.

Ilustração do futuro turboélice da Embraer

Novo turboélice da Embraer

O novo modelo da Embraer terá duas variantes, entre 70 e 100 assentos. A aeronave, cuja denominação ainda é mantida em segredo, almeja ter um custo operacional por assento 15% menor que o ATR 72, oferecendo 25% mais lugares e 20% mais velocidade.

Segundo o cronograma da empresa, o turboélice de passageiros deverá entrar em serviço em 2028, com previsão de início das vendas no primeiro semestre de 2023.

Uma das grandes apostas do inédito avião é o fato de compartilhar muito do projeto com os E-Jets, incluindo sua fuselagem, que é mais espaçosa que o ATR. O turboélice ainda terá porão de carga abaixo da cabine além de um nível de ruído menor que o dos E-Jets.

História da Air Serbia

A Air Serbia é uma das empresas aéreas mais antigas do mundo, com fundação em 17 de junho de 1927, ainda nos tempos da Iugoslávia, sob o nome Aeroput.

Após o fim da União Soviética, a Air Serbia mudou de nome para JAT Jugoslovenski Aerotransport e curiosamente passou a utilizar aviões ocidentais na década de 60 como o Sud-Aviation Caravelle, o DC-9 e os Boeing 707 e  727, entre outros.

Em 2003, a empresa passou a se chamar JAT Airways. Em 2013, a JAT teve parte das suas ações assumidas pela Etihad e seu nome passou a ser Air Serbia. Em julho deste ano, a companhia aérea atingiu a inédita marca de 400 mil passageiros transportados em um único mês.

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