A Breeze Airways, mais nova companhia aérea lançada pelo empresário David Neeleman, também fundador da Azul, pretende colocar seus jatos Airbus A220 em voos transatlânticos em breve, o que seria algo inédito para o modelo rival do E195-E2 da Embraer.
Neeleman revelou em entrevista nesta semana no Canadá que a empresa norte-americana solicitou aprovação da FAA (Federal Aviation Administration, agência federal de aviação civil dos EUA) para estabelecer rotas durante a alta temporada para destinos na Europa e citou a Irlanda como exemplo.
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Embora não tenha revelado de onde partiriam os voos, é esperado que a Breeze utilize aeroportos em Boston ou Nova York, onde vivem muitos descendentes de irlandeses, e que estão dentro do alcance da aeronave.
O voo entre Dublin e Boston dura de 6h15 e 6h30 enquanto a rota entre a capital irlandesa e Nova York leva de 6h30 a 7h de voo.
As distâncias de voo das duas rotas são de cerca de 4.800 km e 5.100 km, segundo o FlightRadar24. O A220-300 possui uma autonomia de 6.297 km, segundo a Airbus.
Frota tem jatos da Embraer
A Breeze Airways estreou em 2021 com uma frota de jatos Embraer E190 e E195 usados, mas logo recebeu seu primeiro A220 novo e que é usado em rotas de maior demanda e distância. Atualmente ela tem 35 aviões em serviço, sendo 18 A220-300, 10 E190 e sete E195.
O serviço oferecido pela companhia aérea inclui voos diretos entre cidades de menor porte e processos de compra de bilhetes, check-in e despacho de bagagens simplicados.
O empresário, que nasceu no Brasil, mas possui dupla cidadania, também foi o criador da JetBlue, companhia aérea dos EUA que há pouco tempo iniciou voos entre a costa leste do país e a Europa. A empresa, no entanto, usa os jatos A321neo nas rotas.