Operando atualmente com seis Airbus A320, a Itapemirim Transportes Aéreos se prepara para receber o primeiro A319, versão menor da família. A companhia aérea alugou três jatos do modelo que serão usados em rotas como a ponte aérea Rio-São Paulo.
O primeiro desses aviões, que receberá o prefixo PS-SIL, chegará ao Brasil nesta segunda-feira, de acordo com comunicado enviado pela companhia horas depois deste artigo ter sido publicado. O jato, ainda com a pintura da empresa anterior, partiu de Portugal e será recebido no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Em entrevista ao Mercado & Eventos, o novo diretor comercial da empresa, Diogenes Toloni, revelou que o A319 será configurado com apenas 124 assentos, 42 deles da chamda “Classe ITA”. É a mesma estratégia adotada nos A320 que são configurados com somente 162 lugares.
Para comparação, os A319 da LATAM podem acomodar 144 passageiros, ou 16% a mais.
Toloni ainda afirmou ao site que a Itapemirim deve promover uma mudança na malha aérea a partir de dezembro, com mais voos diretos entre as cidades atendidas. Isso será possível graças à chegada de mais aeronaves arrendadas.
Outro plano é implantar a integração com o serviço de ônibus da Viação Itapemirim, prometido desde antes da estreia da companhia aérea. O grande desafio tem sido tecnológico ao conectar os dois modais.
A ITA realizou seus primeiros voos em 30 de junho e em julho transportou 19 mil passageiros pagos. Desde então, a companhia aérea não tem repassado os dados de sua operação para a ANAC, tendo sido multada pela falta de transparência.