E o A320 entrou para a casa dos cinco dígitos. A família de jatos comerciais de corredor único da Airbus passou da marca de 10.000 aviões entregues no final de agosto. Segundo dados da fabricante, até o mês passado 10.004 aeronaves haviam sido enviadas aos clientes, incluindo na conta todas as versões, do pequenino A318 ao A321neo, o maior e mais capaz deles.
O marco ainda não mereceu nenhuma comemoração da Airbus até o momento, mas foi notado pelo site Flight Global nesta terça-feira (7). Segundo ele, a aeronave “10.000” pode ter sido um A320neo entregue para a China Eastern Airlines ou para a indiana IndiGo, ou ainda um A321neo da Gulf Air, todos eles que deixaram as instalações da fabricante entre os dias 30 e 31 de agosto.
De acordo com o relatório mensal da fabricante europeia, haviam sido entregues até o mês passado os seguintes modelos da família:
Modelos | Total |
A318 | 80 |
A319ceo | 1.484 |
A319neo | 3 |
A320ceo | 4.752 |
A320neo | 1.310 |
A321ceo | 1.779 |
A321neo | 596 |
Família A320 | 10.004 |
Mais veloz que o Boeing 737
A Airbus havia despachado a aeronave “número de série 10.000”, um A321neo para a MEA, no ano passado, mas com os problemas causados pela pandemia muitas unidades acabaram sendo mantidas estocadas até uma melhora no cenário.
Fato é que a marca das 10 mil entregas é impressionante afinal o A320 estreou há pouco mais de 33 anos – em abril de 1988 a Air France colocou a primeira unidade em serviço.
Como comparação, a Boeing levou 50 anos para chegar ao 737 número 10.000, entregue para a Southwest Airlines (maior cliente do modelo) em março de 2018.
Desde então, o jato comercial mais popular do mundo vem passando por vários problemas que culminaram com o aterramento por quase dois anos. Embora ainda detenha uma carteira de pedidos elevada e algumas centenas de aeronaves produzidas e não entregues, o 737 perdeu terreno para seu rival durante esse período.
Graças ao casamento perfeito entre as melhorias técnicas e os novos motores turbofan, o A320neo tem tomado a dianteira em matéria de encomendas, sobretudo graças ao A321XLR, uma espécie de “matador” de widebodies da Airbus, por conta do grande alcance e capacidade de passageiros.
Com ele, a famíia A320 deverá superar a quantidade de 737 entregues dentro de pouco tempo, mostrando como um projeto mais novo pode fazer a diferença no longo prazo.