Airbus A320 com nariz de caça Eurofighter voa pela primeira vez

Aeromave modificada pelo Centro Aerospacial Alemão (DLR) testará o novo radar AESA-MK1 dos Typhoons que serão entregues à Espanha e Alemanha
O Airbus A320 com nariz de caça Eurofighter
O Airbus A320 com nariz de caça Eurofighter

Em 21 de janeiro, quem estava nas cercanias do Aeroporto de Braunschweig, na Alemanha, pode ter testemunhado a decolagem de um Airbus A320 diferente.

A aeronave de matrícula D-ATRA é antiga (tem 28 anos de idade) e já voou por várias companhias aérea com outros registros mas desde junho de 2006 pertence ao DLR (sigla em alemão para Centro Aeroespacial Alemão).

O A320 do DLR possui um nariz mais longo e pontudo e a explicação é que se trata de uma aeronave para testes de aviônicos.

Follow us: WhatsApp | BlueSky | Google News | Instagram | LinkedIn | Facebook

No voo inaugural com o novo nariz, o D-ATRA transportava o novo radar AESA-MK1 (Active Electronically Scanned Array) que será instalado no caça Eurofighter Typhoon.

Eurofighter Typhoon da Espanha
Eurofighter Typhoon da Espanha (Eurofighter)

O trabalho de adaptação foi feito pela Airbus em Manching e cabe à DLR e as Forças Armadas Alemãs testá-lo em voo.

“Estamos operando a aeronave em estreita colaboração com o DLR e as Forças Armadas Alemãs para testar um novo radar para o Eurofighter e levá-lo à maturidade”, disse o gerente de projeto do radar Airbus E-Scan, Thomas Hirsch.

Desenvolvimento mais célere

Para que o novo nariz não prejudique a segurança do A320 ATRA, como também é chamado, a Airbus projetou uma nova seção frontal e reforçou a fuselagem da aeronave.

O trabalho não para aí. As equipes ainda instalarão novos equipamentos na cabine do jato, incluindo um equipamento de testes de aviônicos personalizado para o Eurofighter e requisitos de infraestrutura de resfriamento e energia de suporte.

Boeing 757 com radar do F-22 Raptor
Boeing 757 com radar do F-22 Raptor

Mas por que o novo radar não é testado diretamente em um caça Eurofighter? “O A320 ATRA tem um processo de desenvolvimento significativamente mais curto e pode permanecer no ar por mais tempo do que um Eurofighter”, justificou Hirsch.

Em resumo, desenvolver o radar AESA no A320 é mais rápido do que no próprio caça. Esse tipo de estratégia é realizada por outras fabricantes no mundo, basta lembrarmos de um Boeing 757 que serviu como banco de testes voador do radar do F-22 Raptor no passado.

O novo radar AESA-MK1 será então integrado na última geração dos Eurofighters espanhóis “Halcón I” e alemães “Quadriga” e melhorará as capacidades do caça em operações ar-ar e ar-solo, além de guerra eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O Beluga ST é operado pela Airbus desde 1995 (Airbus)

Airbus fechou companhia aérea dos ‘aviões baleia Beluga’

Related Posts